quarta-feira, 21 de julho de 2010

Boia do Banco de Stº Antônio garra e é recuperada no Rio Vermelho

A boia que marca a ponta sul do Banco de Santo Antônio garrou e foi localizada na enseada do Rio Vermelho pelos pescadores locais, de acordo com o noticiário local BATV. Os fortes ventos e a força das ondas durante a madrugada  da terça-feira também foi responsável pela destruição de um pequeno barco de pesca na região.
O Banco de Santo Antônio localiza-se entre a Barra e Ondina e extende-se por mais de 4 milhas no sentido norte-sul e 1 milha leste-oeste. É mais profundo na parte sul (entre 5.8 e 11.8 metros) do que na parte norte (entre 2.8 e 6.8 metros), provocando um crescimento das ondas vindas do oceano e representando um perigo à navegação. Devido ao banco, os navios comerciais são obrigados a contorná-lo para conseguir entrar na Baía de Todos os Santos.
Embora exista um canal ao norte do banco (S 13° 01.159' W 038° 31.723', datum WGS 84), a navegação neste período do ano não é recomendada devido à altura das ondas, além do risco de fortes correntes descrito pela carta náutica.  Caso você esteja planejando passar pela região, segue o waypoint da localização original da boia, que fica a 5.1 milhas náuticas do Farol da Barra: S 13° 04.990' W 038° 31.362', datum WGS 84.
Clique aqui e confira as coordenadas no datum de Córrego Alegre.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

FENEB presente no programa Salvador Náutica

Na próxima quinta 22, às 21h00, não perca a entrevista de Arnaldo Pimenta e Maurício Mascarenhas ao programa Salvador Náutica! O presidente e o vice-presidente da FENEB falarão sobre a vela competitiva baiana, divulgando as grandes conquistas obtidas este ano pelos velejadores baianos.
O programa Salvador Náutica vai ao ar pela TV Salvador, sintonizada no canal 28 aberto (UHF) ou no canal 36 da NET.

Marujo's/Bomix estreia com o pé direito em Ilhabela

Quando as nuvens começam a encobrir o topo da Serra do Mar em São Sebastião é sinal de muito vento em Ilhabela, mas nada que assuste ou desencoraje os participantes da Rolex Ilhabela Sailing Week. Ontem, os veleiros mais rápidos da América do Sul participaram na regata de abertura, a tradicional Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com condições dignas de "Fastnet ou Sydney-Hobart," segundo Carlo Borlenghi, um dos mais experientes fotógrafos do esporte. Borlenghi tinha razão mesmo: rajadas de 25 nós e ondas de 3 metros de altura dificultaram o trabalho até das melhores equipes, que não conseguiram bater o recorde de 6 horas e 12 minutos.
Pajero, vencedor de Alcatrazes
Depois de trabalhar durante o ano inteiro treinando e otimizando o barco para as condições da "capital da vela," o Marujo's/Bomix (AIC/BA) conseguiu melhorar o tempo obtido no ano passado e conquistou um ótimo quarto lugar no tempo corrigido. Com isso, a equipe baiana fica em ótimas condições de disputar o pódio com os outros 8 concorrentes na classe ORCi 500. Confira a tabela de classificação da Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil da classe ORCi 500 clicando aqui. Para as outras classes, confira aqui.
Hoje é dia de descanso em Ilhabela, mas amanhã o Marujo's/Bomix (AIC/BA) volta à competição! Acompanhe no Blog da FENEB todas as novidades do time baiano!

Fotos: Carlo Borlenghi / Rolex

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Marujo's/Bomix chega em Ilhabela e treina no sábado

O Marujo's/Bomix (AIC/BA) chegou na madrugada de hoje em Ilhabela para a disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week, depois de uma semana de velejada entre a Baía de Todos os Santos e o Canal de São Sebastião com três tripulantes a bordo. O restante da equipe parte de Salvador amanhã com o objetivo de treinar na raia no sábado.
Como toda travessia, sempre há uma história para contar: "Eles chegaram bem, mas enfrentaram muito vento na região do Cabo de São Tomé, cerca de 30 a 35 nós, e muitas ondas," conta Jack Wicks. "E o pior disso tudo, congelando!" A equipe dos marujos vai precisar mesmo tirar os casacos do armário na RISW: a previsão do tempo do The Weather Channel para o domingo, dia da estreia, é de pancadas de chuva com temperatura máxima de 22º e mínima de 12º.
Confira todas as novidades sobre a campanha do Marujo's/Bomix (AIC/BA) na Rolex Ilhabela Sailing Week com o Blog da FENEB!

Agradecimento especial: Jack Wicks
Foto: Marco Yamin

quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Épico do "Lusíada"... agora em DVD!

Em breve, o velejador português Francisco Lobato lançará um DVD contando tudo o que aconteceu na sua campanha vitoriosa na Regata Transat 6.50 Charente-Maritime/Bahia. Veja logo a seguir o emocionante trailer e confira também o artigo do Blog da FENEB sobre o primeiro e único velejador português a completar uma regata transatlântica em solitário: "O Épico do 'Lusíada' Francisco Lobato."

Fonte: FranciscoLobato.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Marujo's/Bomix "otimizado para Ilhabela" é o representante baiano na RISW

Depois de toda a expectativa pelo Europti, a torcida baiana vai ter uma merecida semana de descanso. Isto porque a Bahia voltará ao cenário da vela internacional já no próximo domingo 18, numa das raias mais famosas do mundo náutico. A Rolex Ilhabela Sailing Week (Semana de Vela de Ilhabela) deste ano contará com a presença do Marujo's/Bomix (AIC/BA) dos irmãos Wicks representando o nosso estado. Ontem, o Blog da FENEB conversou com Jack Wicks sobre os preparativos dos baianos para o campeonato em Ilhabela.
Neste momento, o Marujo's/Bomix (AIC/BA) está a caminho da cidade paulista com três tripulantes a bordo, numa viagem que começou na sexta passada e com previsão de chegada na próxima quinta-feira, enquanto os outros membros se juntarão à tripulação somente às vésperas da abertura oficial da RISW, que acontece no sábado 17.
A equipe baiana trabalhou durante o ano inteiro na preparação do barco para um dos mais importantes eventos náuticos do hemisfério sul: "Ano passado nós fomos sem testar o barco, testamos tudo por lá. Nós viemos preparando o barco este ano para otimizar a velejada em Ilhabela: nós cortamos o mastro, fizemos vários testes com a medição e mexemos nas regulagens," afirmou Jack. "Pela nossa qualidade de orça e velocidade nos treinos, percebemos que o barco melhorou bastante."
A participação do ano passado rendeu, além do 13º lugar na classe ORCi 600, uma experiência importante na difícil raia do litoral paulista: "Este ano temos a vantagem de conhecer melhor a raia do que no ano passado e a ideia é trazer um resultado melhor para casa." Jack também falou sobre a importância do treinamento de situações de regata: "Infelizmente, em Salvador ainda temos carência de regatas mais técnicas onde possamos competir com veleiros do nosso porte como o Bola 7 (YCB/BA) ou o Letícia (YCB/BA). Com isso, o que temos feito durante o ano é treinar e melhorar cada vez mais o entrosamento da tripulação, que é uma grande ajuda no nosso desempenho."
A estreia do Marujo's/Bomix (AIC/BA) em Ilhabela será na famosa Regata Eldorado Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, num percurso de 55 milhas em ida-e-volta. "Alcatrazes é uma regata muito diferente da Aratu-Maragojipe. Enquanto Maragojipe é muito rápida pelos ventos de través e popa, em Alcatrazes você faz contravento e depois o popa, além do vento rondar muito por lá. Ou é pouco vento ou é muito vento!"
Jack agradeceu ao carinho demonstrado pelos baianos: "Assim como no ano passado, continuamos com o apoio da Bomix e temos também o apoio dos amigos, que estão felizes com a presença baiana lá fora." Venha você também participar na torcida por Gerald, Jack, Wallace, Marco, Breno, Rivas, Leo Chicourel, Aranha, Duda e Waltinho, acompanhando todas as novidades do Marujo's/Bomix (AIC/BA) em Ilhabela aqui no Blog da FENEB!

Agradecimento Especial: Jack Wicks
Fotos: Marco Yamin

sábado, 10 de julho de 2010

E o Europti chegou ao fim...

Nos cinco dias em que os 247 jovens velejadores estiveram reunidos em Kamien Pomorski para o Europti (Europeu de Optimist), os pequenos atletas escreveram uma parte da história das suas próprias vidas, vivendo uma oportunidade única de confraternização com colegas de diferentes culturas e países. Enquanto isso, por todo o mundo, milhares de pais, amigos, colegas e entusiastas da vela torciam e vibravam a cada novo bordo dos jovens atletas, acompanhando o desempenho deles através do sistema de GPS.
Só pelo fato do Europti ser um torneio fechado (os jovens atletas se classificam através dos seus campeonatos nacionais), os 146 meninos e 101 meninas participantes já são vencedores por ter garantido o passaporte para esta importante competição. Ou seja, não eram quaisquer velejadores que estavam na raia; eram alguns dos melhores velejadores da Europa e, porque não, de todo o mundo.

É verdade que os grandes campeões foram aqueles que levaram a taça para casa (a italiana Francesca Russo Cirillo e o grego Konstantinos Oikonomidis), mas o Team Brasil volta para casa com um troféu muito maior: as amizades, a experiência e o reconhecimento de todo um país pelo esforço destes quatro jovens atletas, que ainda têm muito a velejar e a viver.
As conquistas desta equipe adicionaram mais uma bela página à história da vela brasileira em Europti's, visto que tanto no masculino quanto no feminino o time verde-e-amarelo conseguiu resultados de destaque. As vitórias de Tiago Brito (CDJ/RS) e de Juliana Duque (YCB/BA) no último domingo lhes valeram o mesmo 1 ponto, mas tiveram diferentes significados: enquanto Brito garantiu a continuidade da escrita de que desde 2008 os brasileiros vencem pelo menos uma regata no Europti, as meninas precisaram esperar sete anos para soltar o grito de vencedoras na Europa. Além disso, Juju também obteve a 3ª melhor colocação (11º lugar) e a segunda melhor média brasileira da década, atrás apenas da niteroiense Juliana Senfft (ICB/RJ) na sua campanha de 2003.
Você pode conferir as estatísticas completas das meninas brasileiras no Europti durante a década clicando aqui.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Europti termina sem regatas no último dia; Ju Duque é a 3ª melhor brasileira da década

A Comissão de Regata nem precisou trabalhar hoje em Kamien Pomorski. Os 247 jovens velejadores participantes do Europti (Europeu de Optimist) até chegaram a ir para a água, mas o vento não conseguia nem levantar as bandeiras no píer da cidade. Com isso, o campeonato terminou com apenas sete regatas realizadas das doze previstas, mantendo-se as mesmas colocações da quarta-feira.
A competição feminina foi vencida pela italiana Francesca Russo Cirillo, com 15 pontos. Russo Cirillo havia sido 3ª colocada no Europti do ano passado, no porto esloveno de Piran e em Kamien Pomorski obteve seis colocações no top 5 da flotilha. Completaram o pódio a grega Evangelia Drougka, com 36 pontos, e a espanhola Paula Barceló, com 39 pontos.
A baiana Juliana Duque (YCB/BA), atual campeã sul-americana, fez uma campanha que ficará marcada na história da vela nacional. Juju logo na primeira regata quebrou um jejum de sete anos sem uma vitória brasileira no Europti feminino e ainda conquistou o 12º lugar geral com 52 pontos, consagrando-se como a 3ª melhor campanha das meninas brasileiras em campeonatos europeus. Dentre as não-europeias, Juju terminou em segundo lugar, atrás apenas da americana Megan Grapengeter-Rudnick, 10ª colocada geral com 48.1 pontos.
Já na flotilha dos meninos, os gregos Konstantinos Oikonomidis e Grigorios Mazarakis dominaram as regatas de vento fraco e fizeram a dobradinha, com o húngaro Lóránt Péch completando o pódio. Oikonomidis terminou o campeonato com 29 pontos, enquanto Mazarakis fez 53 pontos e Péch marcou 55 pontos.
Os garotos do Team Brasil tiveram uma atuação extremamente positiva no campeonato, reflexo da dedicação em desafiar os ventos fracos da raia. A dupla gaúcha Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) e Tiago Brito (CDJ/RS) completou o pódio dos não-europeus, que teve o americano Drew Gallagher como líder. Gallagher foi o 18º geral com 95 pontos, enquanto Fasolo foi o 34º com 127 pontos e Brito foi o 36º com 133 pontos. Eric Belda (CCSP/SP) terminou o campeonato na 14ª colocação dos não-europeus, com 304 pontos no 129º lugar geral.
Amanhã é o dia oficial de despedida dos jovens velejadores da pequena cidade polonesa que os acolheu durante esta semana. Provavelmente ainda neste fim-de-semana a equipe brasileira deverá voltar ao país, acompanhado do técnico Beto Paradeda e da team leader Patrícia Belda. O Blog da FENEB, em nome da torcida verde-e-amarela, parabeniza aos membros da equipe brasileira pela grande atuação na Polônia!
 Dzięki, Team Brazylii!
(Valeu, Team Brasil!)
Foto: IODA

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lago espelhado, barcos secos e velejadores no clube em Kamien Pomorski

A Comissão de Regatas foi mais cedo para a raia e os jovens velejadores deixaram os barcos prontos para descer a rampa. Tudo estava pronto para mais um dia de ação no Europti (Europeu de Optimist), mas justo o protagonista tratou de faltar: o dia sem vento em Kamien Pomorski significava que não haveria regata hoje. Ao invés disso, os 247 jovens atletas aproveitaram o belo sol de verão e divertiram-se no gramado do iate clube local.
Como o calendário do campeonato já estava com uma regata em atraso, a Comissão de Regatas terá a difícil tarefa de controlar os pedidos dos técnicos quanto ao número de regatas disputadas amanhã. Tudo isso porque, para mais um descarte entrar em jogo, serão necessárias quatro regatas nesta sexta-feira. Confira o que a instrução de regatas diz sobre o assunto:

8.2 No total 12 regatas estão previstas, com até 3 regatas disputadas por dia.
8.3 Uma regata extra por dia pode ser disputada, assegurando-se que nenhuma divisão fique mais de uma regata à frente do calendário.
8.7 No último dia de regatas, nenhum sinal de atenção será feito após as 15h00 locais (10h00, horário de Brasília).

A definição do Europti fica para amanhã, completamente entregue nas mãos do vento. Você pode acompanhar as regatas ao vivo no site oficial do evento, além de ler o resumo do dia da equipe brasileira aqui no Blog da FENEB. Estamos todos na torcida por Tiago Brito (CDJ/RS), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), Eric Belda (CCSP/SP) e pela baiana Juliana Duque (YCB/BA)!
Dobre wiatry Team Brazylii!
(Bons ventos Team Brasil!)
Foto: Europti

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Falta vento na Polônia, sobra empolgação na torcida brasileira!

Antes de seguirmos com o resumo do dia do nosso Team Brasil no Europti (Europeu de Optimist), nós recebemos a tarefa de enviar uma mensagem muito especial para uma  integrante da equipe brasileira, postada em Salvador com destino a Kamien Pomorski.


"Juju,
Qualquer que seja a dificuldade que se apresenta precisamos enfrentá-la! Modificar o rumo estabelecido em nosso cérebro que por vezes insiste em seguir o mesmo caminho de outrora. Mude, arrisque, estude, planeje e siga!
A mensagem que deve persisir em sua mente é: foco, percepção aguçada e garra! Não desanime! O que foi não existe mais, você não pode mudar o passado, mas planejar melhor o presente visando resultados no futuro. Estou 24 hs a seu lado princesa... Juntas podemos seguir sem medo dos percalços. Avante e sempre!"
Alina Duque
mãe de Juliana Duque (YCB/BA)
----
As rajadas dos primeiros dias resolveram dar uma trégua no lago de Kamien Pomorski, mas os quatro jovens velejadores que representam o Brasil no Europti continuam se empenhando na luta pelas primeiras posições da tabela de classificação. Assim como ontem, a quarta-feira na Polônia foi um tanto fria para os padrões brasileiros (mas bem quente para os padrões europeus!), com temperatura na casa dos 20º e brisas de 7 nós.
Mesmo com os ventos fracos, a baiana Juliana Duque (YCB/BA) conseguiu se manter entre as melhores da flotilha feminina e conquistou um 22º na sexta e um 17º na sétima regata. Com a entrada em vigor do primeiro descarte, o resultado de Juju na sexta disputa não entra nas contas da classificação, deixando-a na vice-liderança das não-europeias (atrás da americana Megan Grapengeter-Rudnick por 4.9 pontos) e no 13º lugar geral com 53 pontos. A líder do campeonato é a italiana Francesca Russo Cirillo, com 15 pontos, seguida pela grega Evangelia Drougka, com 36 pontos e pela espanhola Paula Barceló, com 39 pontos.
Já os "três mosqueteiros" Tiago Brito (CDJ/RS), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) e Eric Belda (CCSP/SP) seguem lutando por bons resultados mesmo com as fracas brisas. A dupla gaúcha completa o top 3 dos não-europeus na tabela, atualmente liderada pelo americano Drew Gallagher. Enquanto Gallagher tem 95 pontos no 18º lugar geral, Fasolo tem 127 pontos (com um BFD descartado e um 17º nas regatas de hoje) no 34º lugar e Brito tem 133 pontos (com um 37º e um 46º descartado hoje). O paulista Belda conquistou um importante resultado na metade da frente da sua flotilha, obtendo um 29º lugar e subindo à 12ª posição dos não-europeus e 130º lugar geral.
Ainda faltam dois dias e cinco regatas para o final do Europti, e a previsão do tempo para os últimos dias vai deixar o Team Brasil com um grande sorriso. De acordo com o site Foreca, a quinta e a sexta-feira serão mais quentes em Kamien Pomorski, com temperaturas de 26º e 31º, respectivamente e os ventos também deverão rondar para o quadrante sul, atingindo quase 10 nós na sexta-feira.
Neste momento, o Team Brasil precisa do nosso apoio! Envie hoje mesmo sua mensagem para os nossos quatro valentes velejadores para blog.feneb@gmail.com e participe da torcida brasileira! Confira também a mensagem que Juliana Senfft, representante brasileira nos Europti 2002 e 2003, mandou para o Team Brasil!
Você pode acompanhar o Europti ao vivo através do site oficial do evento, além de ler os resumos diários dos nossos atletas aqui no Blog da FENEB!

Foto 1 e Agradecimento Especial: Alina Duque
Fotos 2 e 4: Team Leader Patrícia Belda

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ju Duque soma mais um pódio e entra no top 3 do Europti

Terça-feira combina com... terceiro lugar! Mais três regatas foram disputadas hoje no Europti (Europeu de Optimist), com Juliana Duque (YCB/BA) mais uma vez em grande destaque na flotilha feminina e Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) conquistando dois resultados no top 10 da flotilha masculina. Desta vez, o Team Brasil precisou de casacos e gorros para enfrentar os 20º de temperatura e ventos de 16 a 20 nós nas águas do lago de Kamien Pomorski, na Polônia.
Assim como no domingo, Juliana Duque (YCB/BA) foi para a água e conseguiu excelentes resultados logo nas primeiras regatas. O 3º lugar na terceira regata e o 4º lugar na quarta regata fizeram com que Juju entrasse na derradeira regata do dia na vice-liderança da tabela, atrás apenas da italiana Francesca Russo Cirillo. Mesmo o 12º lugar da jovem baiana na quinta regata deixou-a na 3ª colocação na tabela com 36 pontos, 21 pontos atrás da líder, a italiana Russo Cirillo, e 5 pontos atrás da vice-líder, a dinamarquesa Amanda Ammundsen.
Já no masculino, o dia acabou por ser positivo para os atletas brasileiros. Tiago Brito (CDJ/RS) obteve um 38º, um 30º e um 24º, mas manteve-se como o melhor não-europeu do campeonato, no 13º lugar geral; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) conquistou um 7º, um 8º e um 39º, subindo ao 3º dos não-europeus e 26º lugar geral; e Eric Belda (CCSP/SP) é o 15º dos não-europeus, ocupando o 128º lugar geral.
Você pode acompanhar as regatas do Europti ao vivo através do site oficial do evento, além de conferir o resumo do dia dos brasileiros aqui no Blog da FENEB.

Foto: Europti

Juliana Senfft na torcida pelo Team Brasil no Europti

Desde a virada do milênio, por três vezes as meninas brasileiras venceram regatas válidas pelo Europti (Europeu de Optimist), um dos mais importantes campeonatos da classe. Uma destas  vitórias foi conquistada pela Campeã Sul-Americana Juliana Duque (YCB/BA) no último domingo, nas águas do lago de Kamien Pomorski, na Polônia. Já as outras duas vezes foram nas edições de 2002 (em Tavira, Portugal) e 2003 (em Starigrad, Croácia), conquistadas pelas mãos de Juliana Senfft (ICB/RJ), que conversou hoje com o Blog da FENEB.
Ao falar sobre a emoção de vencer uma regata numa das competições mais importantes do mundo, Juju Senfft lembrou da marcante vitória de 2003: "É um sentimento de dever cumprido. Foi uma regata com muito vento e eu era bem leve. Quando cruzei a linha estava com câimbra nas pernas, mas valeu a pena!" Naquele campeonato a niteroiense conquistou o 11º lugar, que é o segundo melhor resultado das meninas brasileiras em Europti's na década.
Como o Optimist é uma classe caracterizada por ser o primeiro contato do jovem com a vela, o momento da saída da classe também é de fortes emoções: "Acho que o dia em que me despedi da classe foi o mais marcante de todos," afirmou Senfft. "Aqui no Rio de Janeiro nós temos os "pé na cova", que são os que estão deixando a classe naquele ano pelo limite de idade (15 anos), e sempre é feita uma homenagem a eles. A minha foi muito especial pois foi no mesmo clube em que corri o meu primeiro Campeonato Estadual em 1994 e o último em 2003. Nessa homenagem foram relembradas várias coisas que aconteceram durante os 10 anos em que velejei de Optimist. E é claro que as conquistas do Campeonatos Brasileiros foram super especiais também!" A saída do Optimist também acarreta uma importante escolha para o jovem velejador: Qual classe seguir agora? "Logo depois que saí do Optimist fui para o 420. É um barco muito legal de velejar e completamente diferente do Optimist."
Além das coincidências no nome e no Europti, as "Jujus" também possuem uma paixão em comum pelo Match Race. Enquanto a baiana Duque participa na recém-formada equipe feminina do Yacht Clube da Bahia, a niteroiense Senfft é a melhor brasileira no ranking da ISAF, ocupando a 16ª posição. O objetivo da sua equipe, a Itapuca (na foto), é a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. "Acho que o maior ponto positivo do Match Race é que é muito fácil de se entender, além da adrenalina o tempo todo!"
Juju Senfft também está acompanhando a competição na Polônia e mandou um recado especial para o Team Brasil no Europti:

"Galerinha, vamos lá! Ainda tem muita regata pela frente. Mantenham o foco no campeonato que os resultados virão!! E aproveitem o excelente técnico de vocês!!
Representa a mulherada ai hein Juju!!
 
Abraços, Juju Senfft"

Muito obrigado a Juliana Senfft (ICB/RJ) pela participação especial e bons ventos no Match Race feminino! Acompanhe você também todas as novidades da Equipe Itapuca no blog oficial.

Fontes: ISAF e IODA
Foto 1: ISAF
Foto 2: Wesley Santos/Fotoarena/LatinContent/Getty Images

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ju Duque surpreende Europa e vence primeira regata na Polônia; Kim e Bruno encerram Optinam entre os 8 melhores do Brasil

Na Copa do Mundo de futebol, a América do Sul ficou em situação complicada, com três representantes sendo eliminados nas quartas-de-final por adversários europeus. Já na vela, a situação está sendo bem diferente. No auge do verão polonês, os jovens brasileiros se superaram e começaram o Europti (Europeu de Optimist) com o pé direito, obtendo dois primeiros lugares no primeiro dia de regatas.
Como são 247 jovens competidores, meninos e meninas correm separados em quatro divisões cada, totalizando oito grupos diferentes. Mesmo com mais divisões do que o habitual, as baterias dos meninos têm mais de 70 atletas e a das meninas mais de 50. O certo é que o tamanho da flotilha não assustou os quatro representantes brasileiros na competição, que protagonizaram um dia inesquecível para a torcida verde-e-amarela.
O domingo no lago de Kamien Pomorski parecia ser o ambiente perfeito para uma estreia perfeita do Team Brasil: ensolarado, 27º de temperatura e ventos entre 8 e 9 nós., sem correnteza. E realmente não poderia ter sido melhor! A baiana Juliana Duque (YCB/BA) fez valer o seu título de Campeã Sul-Americana e conseguiu uma brilhante vitória logo na primeira regata, escrevendo mais uma vez seu nome na história da vela brasileira e acrescentando mais uma linha no seu currículo da vela mundial. A última vitória de uma menina brasileira foi no Europti 2003 em Starigrad, na Croácia, quando a niteroiense Juliana Senfft (ICB/RJ) venceu a 10ª regata daquela edição e obteve o 11º lugar geral.
E a torcida brasileira nem precisou esperar muito para comemorar de novo. Na segunda regata, o gaúcho Tiago Brito (CDJ/RS) fez uma excelente velejada e obteve uma grande vitória que, somada com a 3ª posição obtida na primeira regata, levou o Brasil de volta à liderança do Europti masculino pela primeira vez desde que Luca Mazzaferro (ICPB/SC) foi campeão em 2008 nas águas do Lago Garda, na Itália.
Como nesta segunda-feira o vento estava muito fraco, não houveram regatas e as posições de ontem se mantiveram: Juliana Duque (YCB/BA) está em 9º lugar com 17 pontos no feminino, 15 pontos atrás da líder Francesca Russo Cirillo (ITA). No masculino, Tiago Brito (CDJ/RS) lidera com 4 pontos, enquanto Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) é o 48º com 56 pontos e Eric Belda (CCSP/SP) é o 81º com 80 pontos. Até o sábado (10/07) deverão ser realizadas um total de 12 regatas para a definição do campeão europeu e você pode acompanhá-las ao vivo no site oficial do Europti.
Mudando de continente, o Team Brasil conseguiu um bom desempenho no Optinam (Norte-Americano de Optimist) em Kingston, no Canadá, colocando cinco velejadores no top 60 do campeonato e emplacando uma vitória com o paranaense Elizeu Silva (ICLI/PR). A Flotilha Ogum Marinho foi muito bem representada por Kim Vidal (YCB/BA), que conquistou o 64º lugar geral e 6º entre os brasileiros, e por Bruno Menezes (YCB/BA, na foto), 71º lugar geral e 8º brasileiro.
O carioca Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) foi quem levou as cores verde-e-amarela mais alto na tabela, terminando o campeonato na 23ª posição. A avaliação da campanha dos jovens velejadores brasileiros foi extremamente positiva, ressaltando o fato de que todos os 12 atletas ficaram na parte de cima da tabela, competindo contra atletas que estarão no Mundial de Optimist deste ano na Malásia. Confira aqui os reports feitos pela delegação brasileira que acompanhou nossos queridos velejadores.

Fontes: Optinam, Europti, IODA e ABCO
Fotos 1 e 2: Matías Capizzano
Fotos 3 e 4: Delegação Brasileira no Optinam

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bruno Menezes e Kim Vidal destacam-se nos primeiros dias do Optinam

Depois da excelente campanha no Sul-Brasileiro de Optimist, os baianos Bruno Menezes (YCB/BA) e Kim Vidal (YCB/BA) estão entre os destaques da equipe brasileira no Optinam (Norte-Americano de Optimist) deste ano, disputado nas águas de Kingston, no Canadá. Além deles, outros sete meninos e três meninas levam as cores do Brasil no campeonato.
No primeiro dia, a inconstância dos ventos atrapalhou o desempenho da equipe verde-e-amarela, que conseguiu apenas 6 resultados no top 10 nas três regatas realizadas. O carioca Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) obteve o melhor resultado brasileiro do dia, um 4º lugar na terceira regata. Mesmo com os difícieis ventos, os baianos mantiveram-se bem colocados na flotilha de 196 jovens velejadores; Kim conseguiu um 22º, um 29º e um 25º enquanto Bruno teve um 33º, um 31º e um 32º.
O vento resolveu firmar-se no segundo dia e a flotilha brasileira aproveitou bem cada rajada. O Team Brasil conquistou 11 importantes posições no top 10 das três regatas, com quatro destas obtidas pelos meninos baianos: Kim Vidal (YCB/BA) manteve-se acima da média conquistada no primeiro dia e conquistou um ótimo 9º lugar, enquanto Bruno Menezes (YCB/BA) esteve em grande destaque, aparecendo entre os dez melhores da sua bateria nas três regatas disputadas. O melhor resultado brasileiro do campeonato até agora é de Luis Mergel (CDJ/RS), um 2º lugar na 4ª regata.
Depois da Copa das Nações por equipes (na qual o Brasil 1, com Bruninho na equipe, chegou às quartas-de-final), o Optinam continua nesta sexta-feira 2 e vai até o domingo 4. Você também pode acompanhar o Norte-Americano de Optimist ao vivo no site oficial do evento.