segunda-feira, 8 de março de 2010

O Louis Vuitton Trophy não começava amanhã?

Entre Auckland e o meridiano de Greenwich existe uma diferença de 12 horas. Comparando com Salvador, a Nova Zelândia está 15 horas à frente. Isso sem contar com o horário de verão vigente, que deixa o país insular com os relógios adiantados em uma hora! Mas, o que isto tem a ver com o Louis Vuitton Trophy?
O primeiro match race da etapa, entre Mascalzone Latino Audi Team e ALL4ONE, está marcado para as 10h00 do dia 09 de março no horário local e marcará a estreia da equipe italiana, única desafiante (por enquanto) da America's Cup, no torneio. Só que enquanto o Sol da terça-feira estiver brilhando na raia, grande parte da audiência mundial estará aproveitando o fim de tarde e a noite da segunda-feira devido à diferença de fusos horários.
Se o vento colaborar para que a programação em Auckland seja seguida à risca, quando o sinal de largada do primeiro match for dado ainda será noite de segunda-feira em Roma, o Big Ben em Londres estará marcando 21h00 e o céu ainda estará claro em Salvador. A partir das 19h00 (horário da Bahia), as emoções do Louis Vuitton Trophy deverão começar na Nova Zelândia com transmissão televisiva ao vivo através do site oficial ou no Sail World.
Confira os matches do Round Robin 1 programados para o primeiro dia clicando aqui.

sábado, 6 de março de 2010

Clubes na expectativa pela abertura da temporada 2010

Preparem as velas! A Regata de Abertura da Temporada Baiana 2010 para todas as classes será este fim de semana e, mesmo sem valer pontos para o campeonato, as flotilhas dos clubes estão animadas para começar o ano com o pé direito. O grande atrativo da regata são os percursos, desenhados para aproximar o público presente nas praias e o esporte náutico. Os Optimists irão até o boião da Barra, enquanto as classes Cruzeiro farão uma boia próxima ao Barravento e as outras classes de monotipos e oceanos de Regata irão até o Hotel Pestana, no Rio Vermelho.
Os clubes e marinas prometem ir para a raia em 2010 com muita animação e vontade de vencer. A introdução do Troféu Torben Grael, que premia o clube campeão, ajudou a trazer mais competidores para a raia, empenhados em melhorar o desempenho dos seus clubes.
Na Marina Aratu, atual campeã interclubes, não há meias-palavras: "Nosso objetivo é ganhar de novo," afirmou Antonio Barreto, Diretor-Geral da Marina. "No ano passado demoramos para reagir e este ano queremos começar bem. Faremos a nossa parte para manter o troféu na Marina e vamos ver como será a reação dos outros clubes, que devem vir com mais gás este ano," completou Barreto.
No Clube Angra dos Veleiros, o principal motivador para disputar a copa é... a própria copa! "Agora o Troféu Torben Grael está com Barreto, mas graças a Deus uma coisa ninguém tira: nós fomos os primeiros a ganhar a Taça," afirmou Carlos Santana, Diretor de Vela dos clube campeão de 2008. "A nossa expectativa é ter o mesmo sucesso que tivemos no ano passado e chamar mais sócios para competir e representar o Angra."
O Píer Salvador, um dos representantes da península de Itapagipe, ainda tem poucos "regateiros", mas nem por isso os "cruzeiristas" ficam de fora da brincadeira: "Dos quarenta barcos da casa, apenas três ou quatro costumam participar das regatas, mas os cruzeiristas vão para a raia assistir e até acompanhar a regata," disse Francisco Sandoval, gerente da marina.
Já na Ladeira da Barra, a flotilha de oceano do Yacht Clube da Bahia guarda a sete chaves o "plano" para levar o Troféu Torben Grael este ano depois do quarto lugar em 2009: "Temos um projeto para brigar pelo título que talvez consigamos colocar em prática, mas ainda é segredo! Não estamos representados em todas as classes da vela de oceano e sabemos que a tarefa será árdua, iremos para a raia com muito respeito pelos outros clubes concorrentes," afirmou Luis Eduardo Pato, Gerente de Vela do Yacht. "Passado o período de férias, estão todos ávidos por esta Regata de Abertura, o percurso é muito agradável e resgata um formato que existia no passado. A FENEB está de parabéns pela iniciativa! "
E os planos do Yacht não são apenas no âmbito estadual da vela oceânica: "Os veleiros Bola 7 e Spirogyro nos representarão na Búzios Sailing Week e o veleiro Letícia deverá se juntar a eles nos representando na Semana de Vela de Ilhabela. Já está em andamento o planejamento para o Circuito Salvador 2011, que completará 15 edições. Vamos trabalhar forte para que esse evento seja um sucesso," completou Pato.
Agora, é a vez dos atletas mostrarem o seu potencial na água! A Regata de Abertura da FENEB para os monotipos será no sábado enquanto os veleiros de oceano correrão no domingo, sempre às 13h00. Confira também o Calendário 2010 com todas as competições baianas e as principais regatas do mundo clicando aqui.


Foto: Píer Salvador 
Logotipos: FENEB / Clube Angra dos Veleiros / Yacht Clube da Bahia

quinta-feira, 4 de março de 2010

Taça Comodoro abrirá o Ranking do Yacht Clube da Bahia

O verão é a estação em que acontecem muitos dos principais eventos da vela, como os campeonatos estaduais e nacionais. Passados esses compromissos, inicia-se a rotina de treino dos velejadores baianos, na qual o Ranking de Vela do Yacht Clube da Bahia tem adquirido uma importância cada vez maior, dado o crescimento constante do número de velejadores na raia e o aumento do nível técnico.
É grande a expectativa em torno do ranking, responsável por movimentar a vela do YCB durante todo o ano e também por definir os integrantes da equipe que representará o clube nos principais campeonatos do país. O critério avalia assiduidade e resultados.
"Atualmente contamos com um critério muito bem estruturado para definição da Equipe de Vela do Yacht. Dessa forma, conseguimos, não apenas escolher os melhores, como também valorizar o ranking do clube, que ganha status de uma seletiva de alto nível ao longo do ano," explicou Alan Castro, Diretor de Vela do Yacht Clube da Bahia.
O Ranking de Vela do Yacht será composto pela Taça Comodoro, realizada em março; Copa Aniversário do YCB em maio; Torneio de Inverno em julho e agosto e Copa Baía de Todos os Santos entre setembro e outubro. Os Campeonatos estaduais de cada categoria também contam pontos para o ranking, bem como o Campeonato Norte/Nordeste da Classe Laser, que será realizado no YCB em setembro próximo.
São contempladas oito diferentes categorias da vela de competição: Laser, Snipe, Dingue, Skipper 21, Hobie Cat 16, Supercat 17, Windsurf e Optimist, esta última para crianças e adolescentes entre 07 e 15 anos de idade.
As regatas da Taça Comodoro terão início no dia 13 de março, com largada prevista para as 14:00 horas.

release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br
Foto: André Carvalho

Confirmação de Lorient nas próximas VORs visa aproximar a regata do público francês

A edição 2011-12 da Volvo Ocean Race será particularmente especial para os franceses. Além de contar com uma equipe gaulesa (o Groupama) na competição, a cidade de Lorient foi confirmada na lista de portos-sede da regata transoceânica e será uma grande oportunidade para os fãs torcerem bem de perto pelo time local até a edição 2014-15 da regata de volta ao mundo.
"Estamos extremamente contentes pela forte presença francesa na regata. Nosso objetivo de longa data era reacender a paixão por este evento clássico no público francês e estamos muito felizes por ter chegado a um acordo com Lorient para sediar o evento nas próximas duas edições," afirmou o CEO da VOR Knut Frostad, que também citou "um apoio muito forte de todos os níveis de administração municipal e dos habitantes da cidade" como fatores decisivos para a escolha do porto francês.
"Nos últimos dez anos, Lorient transformou a sua base de submarinos em um centro náutico de referência por toda a Europa, sediando um centro de negócios dedicado a atividades relacionadas à vela onde os trimarãs Maxi Banque Populaire V e Groupama 3 (que disputaram o Recorde do Atlântico Norte no ano passado) foram construídos. A cidade também é sede de um centro náutico offshore com cerca de 50 equipes baseadas, incluindo alguns dos mais famosos skippers franceses," afirmou o prefeito Norbert Metairie.
Há dez anos a França não recebia uma parada da VOR, desde que La Rochelle foi sede nas edições 1997-98 e 2001-02. Lorient será o ponto final de uma perna de 700 milhas, que terá largada em Lisboa, e a organização da regata informa que o próximo porto "será anunciado em breve".

Fonte: Sail World
Foto 2: Wikipédia

quarta-feira, 3 de março de 2010

Livro sobre equipe chilena na volta ao mundo terá renda doada às vítimas do terremoto

Cinco dias depois do grande terremoto que sacudiu o Chile, há uma grande mobilização tanto dentro do país quanto no exterior para ajudar os 2 milhões de afetados pelo abalo sísmico, o pior a atingir o país nos últimos 50 anos. O trabalho de ajuda às vítimas fica mais complicado devido às dificuldades de comunicação e pela falta de acesso às regiões mais atingidas. Enquanto a ajuda internacional não chega, os próprios chilenos promovem iniciativas de assistência aos mais necessitados.
Uma destas iniciativas é promovida pelo skipper local Felipe Cubillos, participante da edição 2008-09 da Portimão Global Ocean Race a bordo do Desafío Cabo de Hornos. Ele e o seu co-skipper José Muñoz assinaram seus nomes na História ao se tornarem os primeiros chilenos a atravessar o Cabo Horn participando de uma regata. "Durante a competição, aprendemos uma lição que nunca vamos esquecer. Você nunca vai conseguir dominar as forças da natureza e só o que você pode fazer é ter forças para voltar a ficar de pé depois que a natureza te jogou ao chão," escreveu Cubillos no site oficial do Desafío Cabo de Hornos.
O aniversário de um ano da travessia histórica será comemorado no próximo dia 18 com o lançamento do livro Sueños de Alta Mar (Sonhos de Alto Mar), no qual Cubillos narra a participação da dupla chilena na regata de volta ao mundo com um registro pictográfico completo da aventura.
Embora o lançamento oficial do livro tenha algum atraso, o dinheiro arrecadado com a venda dos livros será utilizado na ajuda aos prejudicados pelo terremoto: "Nos próximos dias avisaremos onde será o lançamento do livro já que hoje estaremos viajando à zona costeira da Sexta Região (localizada entre Concepción, cidade mais atingida, e Santiago, capital do país) para levar a nossa ajuda. Já conseguimos caminhões e precisamos de recursos para comprar leite, água, comida, cobertores e plástico para embalar os mantimentos."
Para contribuir com o fundo de ajuda às vítimas chilenas, você pode entrar em contato com Felipe Cubillos através do e-mail cubillos@senegocia.com e fazer a pré-reserva do livro Sueños de Alta Mar, que custa 50 000 pesos chilenos (cerca de 170 reais ou 95 dólares). Também vale a pena conhecer o site oficial do Desafío Cabo de Hornos, que tem relatos, fotos e vídeos da regata.

Fotos: Desafío Cabo de Hornos

terça-feira, 2 de março de 2010

Lisboa estreia na lista de portos-sede da VOR recebendo etapa transatlântica

Se na semana passada a organização da Volvo Ocean Race confirmou a "veterana" Cidade do Cabo na lista das cidades-sede da edição 2011-12, hoje foi a vez da "estreante" Lisboa ser anunciada como um dos portos da famosa regata de volta ao mundo, em cerimônia realizada na capital portuguesa. O Rio Tejo, ponto de partida das expedições marítimas lusitanas, testemunhará a chegada da flotilha oceânica após a perna transatlântica em junho de 2012 e também abrigará uma das regatas in-port da competição.
"É ótimo termos uma cidade-ícone na nossa lista de paradas e Lisboa, especialmente, tem condições de velejada maravilhosas, que vão contribuir para uma excitante regata in-port," afirmou o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. "Lisboa é uma cidade fantástica com muito a oferecer à VOR e será uma pausa muito esperada depois dos rigores da perna transatlântica," completou Frostad.
"Portugal é um país de navegadores que abriu novos horizontes para o mundo e sua capital foi o ponto de partida para a fabulosa saga das Grandes Navegações. Uma cidade com tão grandiosa tradição náutica tinha que estar associada com a maior aventura transoceânica dos tempos modernos e é com enorme honra e orgulho que somos parte do itinerário global da Volvo Ocean Race," disse o Prefeito de Lisboa, António Costa.
A escolha inédita da capital lusitana na lista da VOR foi destaque na mídia portuguesa, que dedicou-se a noticiar a conquista. "A nossa estimativa [de investir oito a dez milhões de euros] decorre das experiências anteriores e penso que com o projeto que nos foi apresentado, e sobretudo a várias dezenas de milhões de receitas, pode ter igual paralelo," afirmou o Secretário do Turismo Bernardo Trindade ao jornal esportivo A Bola, também citando o exemplo da cidade irlandesa de Galway, sede da parada pós-transatlântica de 2008-09, que lucrou 56 milhões de euros com a VOR e foi visitada por 420 mil pessoas.
Segundo o jornal Público, a área de 48 hectares que fez parte da candidatura lisboeta à America's Cup de 2004 (Valencia acabou ganhando o direito de sediar a Copa) conhecida como Doca de Pedrouços é o abrigo mais cotado para a flotilha da VOR, que deverá ficar duas ou três semanas na "terrinha". O jornal também diz que os veleiros "virão do Brasil ou Estados Unidos e seguirão para França ou Irlanda," mas a organização diz que só anunciará o próximo porto na quarta-feira 03, deixando a definição do calendário completo "até o final de março."

Foto 1: Sail World / Volvo Ocean Race
Foto 2: Victor Fraile / Reuters
Foto 3: A Bola

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pré-Olímpica seleciona Equipe Brasileira de Vela focando nas Olimpíadas de 2012

Durante a semana passada, Brasília sediou a Pré-Olímpica de Vela, que seleciona os melhores atletas do país nas classes disputadas nas Olimpíadas para fazer parte da Equipe Brasileira. Os velejadores membros da Seleção recebem ajuda financeira da CBVM para disputar competições no exterior e treinar visando a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012 que, embora sejam sediados em Londres, as competições de iatismo ocorrerão em Weymouth, cidade 221 km a sudoeste da capital britânica.
Os atletas que obtiveram o melhor resultado no somatório entre o Brasileiro da classe e a Pré-Olímpica (exceto as classes Star, que levou em conta o Mundial, e 49er, que contou apenas com o torneio brasiliense) farão parte da Equipe Brasileira de Vela 2010. Robert Scheidt/Bruno Prada (YCSA/SP, classe Star) e Isabel Swan (RYC/RJ, classe 470 Feminino) já estão garantidos na Equipe até 2012 por terem sido medalhistas nas últimas Olimpíadas, disputadas na raia chinesa de Qingdao.
Clique aqui e confira os integrantes da Equipe Brasileira de Vela 2010: