quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Foi dado o primeiro passo para a realização da Semana de Vela da Bahia 2010 !

No último dia 15 de setembro, o Conselho de Representantes da FENEB se reuniu no Yacht Clube da Bahia, em sessão ordinária, para deliberar sobre as realizações da Federação.
Estiveram presentes os Comodoros Jorge Nogueira do Aratu Iate Clube, Marcelo Kruschewsky do Yacht Clube da Bahia, Antonio Matias do Saveiro Clube da Bahia e o Diretor de Vela Carlos Jorge Sant'Ana representando o Comodoro do Clube Angra dos Veleiros. Representando a Diretoria da FENEB, o Diretor Presidente Arnaldo Pimenta, o Diretor Vice-Presidente Maurício Mascarenhas e o Diretor Secretário José Arcésio. Também estiveram presentes o Vice Comodoro do  Yacht Clube da Bahia Armando Tavares, o Diretor de Vela do Saveiro Clube da Bahia Aureliano Sênior e o Conselheiro Fiscal Abelardo Rêgo.
Dentre outras deliberações, ficou determinado que a Diretoria da FENEB deverá constituir o Comitê Técnico composto pelos Diretores de Vela dos clubes náuticos e dos capitães de flotilha das classes esportivas, sob a coordenação da Diretoria Técnica da FENEB, cuja missão será elaborar o Projeto da Semana de Vela da Bahia 2010.
Acompanhe no Blog da FENEB o passo-a-passo deste pioneiro e importante evento da vela baiana!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desafio transatlântico em solitário já começou!

Ontem pela manhã, 85 skippers deram a largada para uma experiência única em suas próprias vidas. A missão deles é cruzar o Atlântico em um veleiro de 6.50 metros, desenhado especialmente para esta travessia, que desperta nestes bravos navegadores um sentimento de conquista inigualável. A Transat 6.50 deste ano já começou, e o Blog da FENEB traz as últimas novidades direto para você!
O percurso deste ano começa no porto francês de La Rochelle (departamento de Charente-Maritime), tem uma escala em Funchal (Ilha da Madeira) e termina em Salvador, ao abrigo das águas da Baía de Todos os Santos. Dentre os participantes, está a primeira brasileira a cruzar o Atlântico, Izabel Pimentel.
De acordo com o último relatório de posicionamento, o líder da categoria série é o português Francisco Lobato, seguido pelo francês Xavier Macaire e pelo italiano Riccardo Apolloni. Na categoria protótipo (na qual Izabel participa), a liderança pertence ao trio francês Thomas Ruyant, Henri Paul Schipman e Bertrand Delesne.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mateus e Dudinha entre os 25 melhores do mundo!

Mateus Tavares e Luis Eduardo Perez representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Snipe 2009, realizado em San Diego, e trouxeram para a Bahia um importante 24º lugar dentre as 49 duplas participantes da flotilha. A primeira dupla baiana a participar em um Mundial mostrou força de vontade e determinação para superar as dificuldades da raia, localizada no Oceano Pacífico.
Os melhores resultados de Mateus e Dudinha foram na 10ª regata (10º lugar), na 3ª regata (11º lugar) e na 7ª regata (14º lugar). No mesmo campeonato, a dupla brasileira Bruno Amorim e Dante Bianchi conquistou o Troféu Comodoro Hub Isaacks, que é entregue ao à dupla Campeã Mundial.
Confira os resultados oficiais na página do San Diego Yacht Club. Veja também o vídeo da 10ª regata, com Mateus e Dudinha disputando posições no top 10 clicando aqui e a entrevista deles para o site SailGroove.

link: Blog da FENEB
fonte: San Diego Yacht Club e SailGroove
foto: Sail Groove

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Primeiro Circuito Mundial de vela já tem data marcada para começar!

O primeiro circuito mundial de vela já tem data certa para o tiro de largada! A etapa de estreia da Louis Vuitton World Series será disputada na cidade francesa de Nice, entre os dias 7 a 22 de novembro deste ano. Num evento realizado em Paris na terça-feira passada, foi revelado que as 10 equipes participantes competirão todas-contra-todas em match races, com os dois melhores times passando à final. Além disso, os resultados contarão pontos para o ranking anual do torneio.
Além de Nice, já estão confirmadas as etapas de Auckland (Nova Zelândia; março de 2010) e La Maddalena (ilha da Sardenha, Itália; maio de 2010). "Nós também tivemos interesse demonstrado por Atenas, Valencia, Newport, Cape Town, Hong Kong e Abu Dhabi em sediar futuros eventos," afirmou Bruno Troublé, criador da Copa Louis Vuitton e da LVWS.
Dentre as equipes já confirmadas estão a BMW Oracle (EUA), Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia), Italia by Joe Fly (Itália), K-Challenge (França), Mascalzone Latino (Itália), Swedish Challenge Artemis (Suécia), Synergy Russian Sailing Team (Rússia) e Team French Spirit (França). "Nós anunciamos a Série Mundial na semana passada e outros quatro times já expressaram interesse nos dois últimos lugares disponíveis para a etapa de Nice," disse o Vice Presidente Executivo da Louis Vuitton, Pietro Beccari.
fonte: Sail World
foto: www.valenciasailing.com e Wikipédia

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O retorno de Mateus Tavares

Hoje, em San Diego, Mateus Tavares e Luis Eduardo Perez farão história logo ao entrar na água. Eles são a primeira tripulação 100% baiana a competir em um campeonato mundial. Antes de Mateus viajar, o Blog da FENEB fez uma entrevista exclusiva com ele, que já representou nosso estado em 11 mundiais e, desta vez, levará a bandeira da Bahia no peito para o Campeonato Mundial de Snipe.

Blog da FENEB: Mateus, pra começar, como foi que você se iniciou na vela?
Mateus Tavares: Eu comecei no Optimist com 9 anos, e desde essa idade eu competia no Yacht Clube da Bahia e participei de edições do Norte/Nordeste, Brasileiro e Sul-Americano. Contudo, não cheguei a participar no Mundial como Mário Urban e Yuri Smarcevski, que corriam comigo de Optimist naquela época. Ter competido nesta classe foi muito legal e importante para mim.
Depois, competi na classe Europa por cinco anos. Nesse período, participei em 5 Mundiais e conquistei resultados de maior destaque, como o 5º lugar no Mundial de 2000, realizado aqui na Bahia, além de duas vezes vice-campeão brasileiro.
Blog: E como foi sua mudança para a classe Laser?
Mateus: Quando eu passei a correr de Laser, em 2001, a classe havia entrado recentemente (em Atlanta 1996) para as Olimpíadas. Foi aí que eu vi que não era tão fácil, pois a classe é muito mais numerosa e mais competitiva que a Europa, que é uma fase de transição do Optimist para o Laser. Durante os 6 anos que eu competi na classe, eu participei em 6 mundiais e, em 2007, passei 3 meses no continente europeu somente participando de campeonatos, foi uma experiência de vida e de velejada muito importante para mim. Quando voltei da Europa, disputei a vaga nas Olimpíadas de Pequim 2008. Sabia que ia ser difícil, porque Bruno Fontes estava realmente bem naquela época e ele acabou ganhando.

Blog: Nessa época você já estava competindo no Snipe?
Mateus: Depois do Pré-Olímpico, eu resolvi experimentar outra classe. O Snipe veio a calhar porque a classe aqui na Bahia estava crescendo muito, e o Campeonato Brasileiro de 2009 seria aqui. Eu e Dudinha (Luis Eduardo Perez) disputamos o Baiano de 2007 logo quando o barco chegou, mesmo sem treinar! Fomos Campeões Baianos e Norte/Nordeste daquele ano, um feito que nem nós mesmos esperávamos. Em junho de 2008, comprei um Snipe novo e deixei o Laser de lado para me dedicar à nova classe.

Blog: E a emoção de ter conquistado a vaga para o Mundial aqui na Bahia?
Mateus: Disputamos o Campeonato Brasileiro de Snipe 2009 focando na vaga para o Mundial, mesmo sabendo que ia ser muito difícil. Nos dois primeiros dias, a gente realmente velejou muito com o vento forte. Se o vento continuasse assim, a gente tinha a convicção de que brigaria pelo título. Nos outros dias, o vento enfraqueceu e ficamos com o 4º lugar, conquistando a vaga para o Mundial. Foi só alegria, uma satisfação realmente muito grande porque a gente ralou bastante. Começamos a treinar muito, disputamos o Sul-Americano e conseguimos o 7º lugar na Taça Octanorm no Rio, que foi um bom treino. Só que aí depois veio um contratempo, que foi meu acidente de moto.

Blog: Como foi esse período de recuperação?
Mateus: O acidente me afastou por três meses. Dudinha fez a parte dele e continuou velejando, participando da Taça Aleixo Belov com Felipe Cunha, o que foi importante para ele se manter bem preparado fisicamente. Além de tudo, ainda tem mais um desafio pra gente que era baixar o peso, pois a previsão lá é vento muito fraco. Mas, como é o primeiro Mundial da gente, não dá pra ir sonhando com o título: é o primeiro campeonato, é curtir, dar o máximo que a gente conseguir, até mesmo porque não tivemos tanto tempo de treino.

Blog: Mesmo com todos os contratempos, você conseguiu uma recuperação muito boa, com você e Dudinha trabalhando como uma verdadeira equipe para estarem prontos para o Mundial. Qual a importância que essa experiência em San Diego pode proporcionar para vocês e para a vela do Estado?
Mateus: É bom até dividir essa resposta em três. Pessoalmente, estou muito contente porque, além de ser o 12º Mundial da minha carreira, o Snipe será a terceira classe que eu participo no Campeonato Mundial. Não são muitos velejadores que conseguem se classificar para Mundiais de diferentes classes. Além do mais, estou ansioso para conhecer San Diego, que dizem que é uma cidade muito bonita.
Este é o primeiro Mundial que Dudinha participa. Ele é um cara que adora esportes, já praticou de futebol a bola de gude! (risos) Acho que tá sendo muito legal pra ele essa oportunidade de se profissionalizar e participar de um campeonato Mundial. Para a vela baiana, esta é a primeira vez que uma dupla representa a Bahia num Mundial, e em uma das classes mais populares e clássicas do mundo, na qual muitos brasileiros já se destacaram, como Torben Grael.

Blog: Quais foram as experiências mais marcantes na sua carreira?
Mateus: É até difícil dizer... foram tantas que é até difícil de listar! Uma das mais emocionantes foi com certeza o Campeonato Mundial de Europa 2000, que eu subi no pódio (5º lugar) aqui na Bahia. Além disso, a minha viagem para a Europa em 2007, quando eu corri 5 ou 6 campeonatos em 3 meses, finalizando com o Campeonato Mundial de Laser.

Blog: Embora os ventos de San Diego sejam muito fracos em relação aos de Salvador, você acredita que a temperatura amena desta época do ano será um fator que ajudará vocês?
Mateus: Com o passar do anos, eu tive que aprender a conviver com adversidades climáticas, como quando eu estava na Holanda, com a temperatura da água a 12ºC e um clima severo que, no início, chegava a ser desanimador. O fato de você velejar com sol e temperatura agradável é sem dúvida um facilitador.

fotos: 1ª foto: Mauricinho Mascarenhas - 2ª foto: André Carvalho/A Tarde - 3ª foto: Flotilha Iansã de Laser

Flotilha Baiana consegue dois pódios no Sul-Brasileiro

No Campeonato Sul-Brasileiro da Classe Optimist, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro nas águas do rio Guaíba, em Porto Alegre, a Bahia foi bem representada pelos cinco jovens velejadores que competiram na raia contra outros 83 velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina.
Destaque para Juliana Duque (YCB), que conquistou o 2º lugar feminino e para Rafael Rizzato (YCB), que subiu no pódio na categoria estreante.
Confira as classificações dos baianos!
Juliana Duque - 16º lugar geral - 2º lugar feminino
Bruno Menezes - 18º lugar geral
Matheus Seixas - 26º lugar geral
Rafael Rizzato - 5º lugar estreante
Catarina Cheto - 13º lugar estreante

domingo, 6 de setembro de 2009

500 metros a 51.36 nós: Trimarã francês bate recorde mundial de velocidade

Na última sexta-feira, o trimarã francês L'Hydroptère (Hidrofólio, em francês) virou o veleiro mais rápido do mundo, ao bater o recorde de velocidade na água nos percursos de 500 metros e 1000 metros.
O skipper Alain Thiébault e sua tripulação escolheram a raia de Hyères, na badalada Riviera Francesa, para estabelecer o novo recorde. Com vento de 28 nós, o L'Hydroptère literalmente "voou", atingindo uma velocidade instantânea de impressionantes 55.5 nós (equivalente a 103 km/h)! No percurso de 500 metros, o trimarã fez uma média de 51.36 nós, superando a marca que o tricampeão mundial de Kitesurf Alex Caizergues estabeleceu na Namíbia ano passado, de 50.57 nós. Nos 1000 metros, a diferença foi ainda maior: 48.72 nós (L'Hydroptère) contra 43.09 nós (Alex Caizergues).
O grande segredo para a velocidade do L'Hydroptère está entre o casco e o mar. Quando o trimarã começa a desenvolver velocidade, sua quilha em forma de hidrofólio levanta o casco a uma altura considerável, diminuindo consideravelmente o atrito com a água. Agora, o objetivo da equipe é desenvolver o projeto para quebrar três recordes: Atlântico, Pacífico e a Volta ao Mundo.
Confira mais fotos do novo recordista mundial dos 500 metros e dos 1000 metros!

fonte: Sail World
fotos: Gilles Martin-Raget

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Torben e Scheidt competem a bordo do Luna Rossa na Sardenha

Dois dos maiores nomes da vela nacional de todos os tempos, Torben Grael e Robert Scheidt participarão da Maxi Yacht Rolex Cup, que reunirá 45 dos mais competitivos monocascos do mundo acima de 60 pés entre os dias 6 e 12 de setembro em Porto Cervo, na ilha italiana da Sardenha.
Grael e Scheidt serão tático e timoneiro, respectivamente, do Luna Rossa (STP 65), uma das maiores equipes de vela da atualidade. "A presença do Torben, com toda sua experiência e conhecimento, vai acrescentar muito a toda tripulação. Alem disso, o Torben conhece muito bem as águas de Porto Cervo, o que será decisivo na tomada de decisões" comenta Robert Scheidt.
Grael foi uma das peças-chave da equipe Luna Rossa nas disputas da Louis Vuitton Cup, torneio classificatório para a America's Cup, em 2000 e 2007, enquanto Scheidt se juntou ao time recentemente, enquanto Torben estava participando na Volvo Ocean Race a bordo do Ericsson 4.
fonte e fotos: Regatta News
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O leitor José Arcésio sugeriu este interessante tema como reportagem no Blog da FENEB. Contribua você também, mandando um e-mail para blog.feneb@gmail.com com a sua sugestão. Participe!

Mateus Tavares no Bahia Esporte

Confira a matéria feita pelo Bahia Esporte, da TV Bahia, sobre a recuperação de Mateus Tavares para o Mundial de Snipe, que começa amanhã em San Diego, na Califórnia!
Amanhã pela manhã, confira também a entrevista exclusiva do Blog da FENEB com Mateus Tavares! Acompanhe tudo sobre a participação de Mateus e Dudinha no Campeonato Mundial da Classe Snipe 2009 com a gente!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Louis Vuitton inaugura primeiro Circuito Mundial de vela

Hoje pela manhã, a Louis Vuitton e a WSTA (Associação Mundial de Equipes de Vela) anunciaram que será realizada em 2010 a Louis Vuitton World Series (Série Mundial Louis Vuitton, em português), o primeiro circuito mundial de equipes da vela esportiva. A parceria entre a marca francesa, que patrocina eventos náuticos de alto-nível há 25 anos, e a associação, que reúne 8 das mais importantes equipes mundiais, pretende criar um evento permanente nos moldes da Copa Louis Vuitton, que escolhia a equipe que participaria no desafio pela America's Cup.
"A WSTA reúne os participantes das edições anteriores da Copa Louis Vuitton, como K-Challenge (França), BMW Oracle Racing (EUA), Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia, à direita na foto) e Mascalzone Latino (Itália), e saúda as equipes novatas como Team Artemis (Suécia), Team Synergy (Rússia), Joe Fly Italia (Itália) e Team French Spirit (França). Outras equipes se juntarão à associação nas próximas semanas," afirma o comunicado oficial.
O novo circuito mundial já atrai o interesse de diversas cidades como Nice (França), Hong Kong (China), Auckland (Nova Zelândia), Nova York (Estados Unidos), que são fortes candidatas a sediar etapas do campeonato.
fonte e fotos: Sail World

Ras al-Khaimah está preparado para a America's Cup?


Durante a última semana, alguns dos principais sites de notícias náuticas do mundo divulgaram vídeos e imagens de pessoas que foram à vila de Jazirat al-Hamra, em Ras al-Khaimah, conferir qual é o estado atual da infra-estrutura que receberá a America's Cup em fevereiro do ano que vem. A série "A Copa da Arábia" traz até você tudo o que foi notícia sobre Ras al-Khaimah nas últimas semanas.
O site Sail World divulgou um testemunho de um ex-morador da região: "Não existe clube de vela, só um hotel relativamente pequeno em Al-Hamra - adjacente à ilha que foi aparentemente escolhida para os prédios destinados à America's Cup (o hotel 5 estrelas mais próximo de lá fica 20 km para o norte); as águas e o ar (dependendo da direção do vento) ficam poluídos devido a uma grande zona industrial construída logo atrás da Rodovia Litorânea em Al-Hamra."
Além disso, o colunista Richard Gladwell cita a segurança como um dos maiores riscos da escolha de Ras al-Khaimah: "Muitos vão questionar o porquê de sediar uma America's Cup tão próximo da costa de um país que estava muito próximo de ser invadido pelos EUA no mandato do último presidente." De acordo com previsões extra-oficiais, para se realizar uma regata de acordo com o Deed of Gift (20 milhas barla-sota), a raia de regata estaria a menos de 30 milhas do litoral iraniano.
Contudo, a Société Nautique de Genéve e o Golden Gate Yacht Club deixaram de lado as brigas nos tribunais (por enquanto) e concentram-se em treinar as suas equipes. Enquanto o time Alinghi 5 treina na cidade italiana de Gênova, os americanos do BMW Oracle Racing 90 usam a raia de San Diego como local de treinamento.
Confira na semana que vem mais novidades sobre "A Copa da Arábia" e, durante a semana, as últimas notícias sobre a disputa da 33ª America's Cup em Ras al-Khaimah!
fonte e imagens: Sail World

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tricampeão Mundial Júnior de Snipe fala sobre a raia de San Diego

Confira a entrevista de Mário Tinoco, primeiro Tricampeão Mundial Júnior de Snipe da história, para o americano Dan Bell, do San Diego Yacht Club. Ao lado de Mateus Gonçalves, Tinoco também irá disputar o Campeonato Mundial de Snipe a partir do próximo dia 4, integrando a equipe brasileira que conta com os baianos Mateus Tavares e Luis Eduardo Perez.

fonte: www.snipeworlds2009.com