sexta-feira, 31 de julho de 2009

Confirmado! 13ª Regata Salvador-Ilhéus será em 29/01/2010

Ontem, o presidente da FENEB, Arnaldo Pimenta, anunciou que o Ilhéus Iate Clube ratificou a decisão dos velejadores sobre a data da realização da única regata verdadeiramente oceânica da Bahia, a Regata Salvador-Ilhéus. Neste ano, a comunidade náutica baiana teve o direito de opinar aqui, no Blog da FENEB, na melhor data para a disputa da competição.
O dia escolhido, 29 de janeiro de 2010, será um presente para os velejadores, que terão direito a lua "quase cheia" durante grande parte do percurso noturno. A FENEB agradece a todos os velejadores que participaram na nossa enquete, e também convida toda a comunidade náutica baiana a comparecer na raia!
foto: Mauricinho Mascarenhas

Avaliação do YCB e da FENEB sobre o 36º N/NE de Optimist

Confira a entrevista exclusiva do Blog da FENEB sobre o 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist com o vice-comodoro de esportes do Yacht Clube da Bahia, Armando Tavares, e com o presidente da FENEB, Arnaldo Pimenta.

Armando Tavares: "Acredito que a classe Optimist é o princípio de tudo, todos os esportes que tivermos que desenvolver para que a vela cresça na Bahia têm que partir do Optimist. Dentro desse período de um ano, estamos fazendo o N/NE e o Brasileiro, exatamente para incentivar esses meninos que estão chegando agora. Acho que isso é a parte mais importante dentro de qualquer programa de desenvolvimento da vela. Se você não tiver a base, não se chega ao caminho certo.
Nós procuramos investir na Escola de Vela e facilitar o surgimento desses novos talentos que estamos vendo no campeonato. Este é o terceiro ou o quarto campeonato grande que esses meninos estão disputando, e é bom o convívio que eles estão tendo com meninos de outros lugares, inclusive lugares com a vela mais desenvolvida do que aqui. Estamos felizes com a ideia e a vontade da FENEB de desenvolver um modelo diferente de mostrar regatas pro Brasil inteiro."

Arnaldo Pimenta: "Sediar um campeonato, principalmente um campeonato infantil, é a melhor maneira de despertarmos o gosto pelo esporte entre o público. O clube anfitrião vive uma semana bem animada e alegre, e o ambiente torna-se propício para despertar no espectador o interesse em participar da equipe esportiva. Sempre ao final de um campeonato as inscrições nas escolinhas aumentam. A Bahia precisa de mais atletas para fazermos frente a muitos estados brasileiros e o caminho é realizar campeonatos, pois assim trazemos as feras do esporte para junto de nós. Uma coisa é certa: após um campeonato toda a equipe evolui muito.
Além do alto padrão da equipe técnica comandada pelo árbitro Pedro Paulo Petersen, este Campeonato N/NE realizado pelo YCB teve o seu ponto máximo quando a parceria entre a FENEB e o Yacht Clube da Bahia deu um show de inovação, transmitindo on-line as regatas do campeonato para todo o Brasil. Todos os que não puderam assistir in loco o campeonato ficaram maravilhados com a oportunidade em assistir de longe e os que aqui vieram partiram satisfeitos com a novidade."

"Velozes e furiosos"

A disputa pelo recorde da Travessia do Atlântico Norte está mais quente do que nunca! Nem as águas geladas do oceano conseguiram esfriar duas das maiores potências da vela esportiva mundial: de um lado, o atual recordista Groupama 3, comandado por Franck Commas; e do outro, o desafiante Maxi Banque Populaire V, liderado por Pascal Bidégorry.
Depois de completar 48 horas de travessia, os poderosos trimarãs chegaram ao meio do oceano, ajudados por ventos de 30 a 35 nós de sudoeste: "Estamos com a proa na Ponta de Lizard, sabemos que ele [Bidégorry] está logo atrás da gente ganhando terreno, mas nós não vamos perder nem uma polegada para eles! Nós conseguimos entrar na frente fria com sucesso, que agora está nos empurrando enquanto esperamos pela 'vida boa'," contou Frédréric Le Peutrec, tripulante do Groupama 3. Para quebrar o seu próprio recorde estabelecido em 2007, a equipe de Cammas precisa chegar na Inglaterra antes das 21h 09min 10s de domingo (horário da Bahia).
Nas últimas 24 horas, o Groupama 3 conseguiu ser ligeiramente mais rápido que o Maxi Banque Populaire V: enquanto o time de Cammas fez 754.7 milhas (média de 31.44 nós), a equipe de Bidégorry avançou 751.8 milhas (média de 31.32 nós). Com isso, o trimarã verde já conseguiu abrir uma vantagem de 102.1 milhas em relação ao registro de 2007, enquanto o seu adversário azul está 73.8 milhas à frente do atual recorde. Nas próximas horas, a previsão é de que o mar se torne mais bravio, com aumento da altura das ondas; isso beneficia o barco de Pascal Bidégorry, que é mais estável nessas condições do que o veleiro de Franck Cammas.
Acompanhe tudo em português sobre a Travessia do Atlântico Norte e a disputa do recorde aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e site oficial do Team Banque Populaire

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dois veleiros, seis cascos e um objetivo

A Travessia do Atlântico Norte é um dos recordes mais cobiçados de todos os tempos. Desde 1905, velejadores de muita coragem desafiam as 2925 milhas que separam a cidade americana de Nova York da Ponta de Lizard, na Inglaterra, enfrentando tempestades arrasadoras, ondas imensas e ventos fortíssimos. Mas, no caso de Franck Cammas e sua equipe do Groupama 3 (na 1ª e 3ª fotos) esta travessia tem um valor ainda maior.
O atual recorde pertence ao próprio Groupama 3, que fez a travessia em 4 dias, 3 horas, 57 minutos e 54 segundos. O registro foi estabelecido há dois anos atrás nesta mesma época do ano, quando as condições de vento costumam ser favoráveis nesta região. Só que agora o trimarã francês de 31.5 metros tem um concorrente que promete dar trabalho: o Maxi Banque Populaire V (na 2ª foto), que tem Pascal Bidégorry no leme e ostenta o título de maior trimarã de regatas do mundo, também está de olho no recorde!
Com a defesa do título em mente, o Groupama 3 soltou ontem as amarras do porto e partiu em direção ao Farol de Ambrose, onde oficialmente começa a contagem do tempo. Às 17h12 de quarta-feira (horário da Bahia) começou, oficialmente, a busca pelo recorde. Franck Cammas e sua equipe, desta vez, querem chegar na Inglaterra em menos de 100 horas! E eles não estão correndo somente contra o relógio: cerca de duas horas depois da "largada", foi a vez do Maxi Banque Populaire V deixar Nova York e navegar em busca do recorde.
Um dia depois da largada, mesmo chegando a 30 nós de velocidade, o Groupama 3 está a 2141 milhas da chegada, com 52.8 milhas de atraso em relação à travessia de 2007; já o Maxi Banque Populaire V está a 2234 milhas da Grã-Bretanha, com um avanço de 11.1 milhas em relação ao tempo do seu concorrente em 2007. Confira tudo em português sobre a Travessia do Atlântico Norte e a disputa do recorde aqui com a gente, no Blog da FENEB!
fontes: ISAF - http://www.sailing.org/; site oficial do Groupama - http://www.cammas-groupama.com/en/index.jsp; site oficial do Team Banque Populaire - http://www.voile.banquepopulaire.fr/home.html
fotos: site oficial do Groupama e http://www.yachtpals.com/

Vídeo da Cerimônia de Premiação do N/NE de Optimist

Confira o vídeo exclusivo do Blog da FENEB da Cerimônia de Premiação do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, que aconteceu no Yacht Clube da Bahia durante a semana passada (22 a 26 de julho). Os entrevistados da vez foram Leonardo Santos, o campeão dos estreantes, e Gerald Wicks, que representou a Bahia na última RISW comandando o Marujo's/Bomix.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mateus Tavares em 2º no ranking nacional de Laser

O baiano Mateus Tavares, que vai disputar em setembro o Campeonato Mundial da Classe Snipe em San Diego, mantém o segundo lugar no ranking dos velejadores da classe Laser no Brasil. Este ranking, divulgado hoje pela ISAF, também coloca o baiano no 214º lugar mundial e no 14º lugar sul-americano, mesmo Mateus estando em processo de recuperação devido a uma lesão. Vamos lá, "Foice"!!
foto: Flotilha Iansã de Laser - http://flotilhaiansa.blogspot.com/

Estrangeiros dominam Mundial de Laser 4.7

Desde segunda-feira, a cidade de Búzios está sediando o Campeonato Mundial Jovem de Laser 4.7, com destaque para presença de 148 velejadores de 27 países, com idade entre 12 e 18 anos. Depois do adiamento das regatas de domingo e a realização de apenas uma regata na segunda devido ao vento fraco, as brisas de ontem (10 a 12 nós de leste) proporcionaram "um dia perfeito" na raia de Manguinhos, com a realização de três regatas.
Contudo, os estrangeiros estão dominando o campeonato. No masculino, o equatoriano Jonathan Marinetti é o líder, e o melhor brasileiro é Breno Martins, 15º colocado. Já no feminino, a primeira colocada é a eslovena Urska Kosir. A atual Campeã Norte-Americana de Optimist, a paulista Claudia Mazzaferro, é a melhor brasileira na classificação, ocupando o 5º lugar geral e o 2º lugar sub-16.
Claudia esteve em Salvador na semana passada e participou do Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, visando a participação no Campeonato Brasileiro 2010, que também será disputado na Bahia. O 8º Campeonato Mundial Jovem de Laser 4.7 vai até a sexta-feira (31/07), e conta com a participação de 51 brasileiros.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Quatro duplas brasileiras no Mundial de 420

Na quinta-feira, na cidade italiana de Riva del Garda, será disputado o Campeonato Mundial de 420 Masculino e Feminino, com quatro duplas brasileiras participando da disputa! Destaque para a atual Campeã Mundial de Vela Jovem Martine Grael (1ª foto, com seu pai, Torben), que terá como dupla Daniela Adler.
No Masculino, as duplas que vão representar o Brasil serão Felipe Caldeira/Alan Dale e Felipe Haddad/Nicolas Castro; já no Feminino, além da filha de Torben Grael, também estarão vestindo a camisa verde-amarela Danielle Cardial e Nicole Dale.
O Campeonato Mundial de 420 acontecerá entre 30 de julho e 5 de agosto, nas águas do Lago de Garda, situadas na região alpina de Trentino/Alto-Adige, no norte da Itália.
fonte: ISAF - www.sailing.org e Associação Mundial da Classe 420 - www.420sailing.org / fotos: Dave Kneale (1ª foto) e Wikipédia (2ª foto)

sábado, 25 de julho de 2009

Daniel Lombardi vence N/NE; Bahia ganha feminino, estreante e Troféu Mário Urban

Depois de quatro dias de disputas acirradas, condições imprevisíveis na raia e treinamento visando o Campeonato Brasileiro de 2010, terminou hoje com chave de ouro o 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, realizado pelo Yacht Clube da Bahia.
Até ontem, a disputa pelo segundo lugar estava completamente em aberto, com Leonardo Lombardi (CNC/RJ), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), Martin Lowy (YCSA/SP) e Felipe Rondina (ICB/DF) competindo com chances reais de chegar ao vice-campeonato. Nas duas primeiras regatas, o gaúcho Fasolo conseguiu duas vitórias e ficou ainda mais próximo do segundo lugar no campeonato. Enquanto isso, Daniel Lombardi (CNC/RJ) só precisou de um terceiro e um segundo lugares para garantir matematicamente a taça de Campeão Norte/Nordeste. Destaque para a baiana Juliana Duque (YCB/BA), que conseguiu dois oitavos lugares e assegurou a vitória na categoria feminino.
O vento enfraqueceu para a última regata do campeonato, que teve nova vitória de Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), com Nicolas Garcia (YCSA/SP, na foto com Mário Urban, Martin Lowy e Isabel Swan) em segundo e Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em terceiro. Com este resultado, o pódio estava definido, com a presença dos dois irmãos Lombardi (Daniel em 1º e Leonardo em 3º), e com o maior vencedor de regatas desta edição do N/NE (5 vezes), Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), terminando na 2ª posição.
A categoria estreante, que teve sua última regata também disputada hoje, teve o pódio 100% baiano: Gerald Hamilton Wicks (YCB/BA) conquistou o 2º lugar na regata de hoje e foi o 3º colocado; Rafael Rizzato (YCB/BA), venceu a regata de hoje e ficou com o vice-campeonato; o campeão foi Leonardo Santos (YCB/BA), que levou o troféu para sua casa, na Ilha de Itaparica, e comemorou muito: "Tive a felicidade de correr meu primeiro N/NE e ser campeão estreante. Foi a primeira vez que meu pai e minha mãe vieram pra Cerimônia de Premiação, e estou muito feliz."
A grande premiação da noite ainda estava por vir: o campeonato é aberto a todos, mas o Troféu Mário Urban (que foi doado pelo próprio Campeão Brasileiro de 1991), que é disputado desde 2006, é destinado ao melhor velejador do N/NE. Para a alegria dos baianos, a taça continua na Terra de Todos os Santos! Das mãos de Kim Vidal, Campeão N/NE de 2008, passando pelas mãos do próprio "Maru", o troféu passou para Matheus Seixas (YCB/BA), 9º colocado geral.
A súmula completa está disponível no site do Yacht, clicando aqui. Amanhã, confira o vídeo no Blog da FENEB com tudo sobre a premiação. Muito obrigado a todos que acompanharam de pertinho a transmissão ao vivo nesses quatro dias de campeonato com a parceria Yacht Clube da Bahia e FENEB. Esperamos todos vocês no Campeonato Brasileiro de 2010!! Até lá!!
Fotos: Mauricinho Mascarenhas

4º dia do N/NE de Optimist

Caros pais, amigos e entusiastas dos velejadores presentes no 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, a transmissão ao vivo do quarto e último dia do campeonato será no site do Yacht Clube da Bahia.
Ao final do dia, veja aqui no Blog da FENEB os comentários sobre o último dia e tudo sobre as regatas e a cerimônia de premiação. Vamos todos torcer pelo futuro da vela brasileira!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Isabel Swan treina equipe carioca para Brasileiro de 2010

Confira o vídeo exclusivo do Blog da FENEB com os comentários de Isabel Swan (medalhista olímpica em Pequim e treinadora do Clube Naval Piraquê/RJ), Leonardo Santos (YCB/BA, líder na classe estreante), Remo Zucchi (tio de Martin Lowy e Nícolas Garcia [YCSA/SP]) e Nícolas Garcia (YCSA/SP, 10º no geral) sobre o 3º dia de competição no Yacht Clube da Bahia!

AO VIVO: 3º dia do N/NE de Optimist

Acompanhe ao vivo a transmissão exclusiva do Blog da FENEB do terceiro dia de competição no 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, diretamente do Yacht Clube da Bahia! Pressione F5 para atualizar as últimas notícias!
-----
17h51 - A súmula completa do dia já está disponível! Clique aqui para vê-la.
16h50 - Nós ficamos por aqui. Muito obrigado pela sua companhia na transmissão ao vivo do terceiro dia de regatas aqui com a gente! Ainda hoje, veja os comentários dos velejadores sobre as regatas e o resumo completo do dia com a gente. Não esqueça de fazer o seu comentário e mandar sua opinião para blog.feneb@gmail.com. Amanhã tem mais!!
16h44 - Em instantes a Comissão de Regata estará chegando em terra.
16h43 - Continuando com a classificação preliminar da regata: Daniel Lombardi (CNC/RJ) em 2º; Martin Lowy (YCSA/SP) em 3º; Matheus Seixas (YCB/BA) em 4º; Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 5º; Gabriela Kidd (CNP/RJ) em 6º; Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 7º; Luiza Peiter (ICRJ/RJ) em 8º; Fellipe Areias (ICB/DF) em 9º; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 10º.
16h37 - É a segunda regata vencida pelo paulista.
16h36 - Nicolas Garcia (YCSA/SP) vence a 9ª regata!
16h27 - Rafael Monteiro (CICP/PE), enquanto estava fazendo o gate de popa, acabou capotando! O velejador pernambucano já voltou à regata sem se machucar.
16h23 - Continuando com a passagem do gate: Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 6º; Gabriela Kidd (CNP/RJ) em 7º; Luiza Peiter (ICRJ/RJ) em 8º; Fellipe Areias (ICB/DF) em 9º; Avelar Loureiro Neto (CICP/PE) em 10º; Felipe Rondina (ICB/DF) em 11º.
16h19 - Martin Lowy (YCSA/SP) continua no 2º lugar, com Nicolas Garcia (YCSA/SP) em 3º, Matheus Seixas (YCB/BA) em 4º, Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 5º.
16h17 - No gate de popa, Daniel Lombardi (CNC/RJ) continua na liderança.
16h02 - Na primeira bóia, o líder é Daniel Lombardi (CNC/RJ); Logo atrás estão: Martin Lowy (YCSA/SP) em 2º; Nicolas Garcia (YCSA/SP) em 3º; Matheus Seixas (YCB/BA) em 4º; e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 5º.
15h48 - O vento está melhor no meio da raia, enquanto os meninos fazem a primeira perna de contravento.
15h40 - E foi dada a largada!!
15h39 - Falta um minuto para a largada da 9ª regata.
15h31 - A comissão de regata está montando a raia para a 9ª regata.
15h28 - Destaque para os baianos Juliana Duque e Kim Vidal (YCB/BA), que conseguiram boas posições no top 10, e para Leonardo Lombardi (CNC/RJ), que presenteou a plateia na água com um show de velejada na sua regata de recuperação.
15h22 - Continuando com a classificação preliminar da 8ª regata: Avelar Loureiro Neto (CICP/PE) em 2º; Juliana Duque (YCB/BA) em 3º; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 4º; Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) em 5º; Kim Vidal (YCB/BA) em 6º; Luis Felipe Abreu (CNC/RJ) em 7º; Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 8º; Felipe Rondina (ICB/DF) em 9º; e Ricardo Bittencourt (ICRJ/RJ) em 10º.
15h20 - É a terceira vitória do carioca no campeonato.
15h19 - Daniel Lombardi (CNC/RJ) vence a 8ª regata!
14h58 - Olho nos irmãos Lombardi! Daniel (CNC/RJ) faz o gate em primeiro e Leonardo (CNC/RJ) continua no top 10! A baiana Juliana Duque (YCB/BA) também está arrasando, estando nesse momento na terceira posição!
14h53 - Incrível! Leonardo Lombardi (CNC/RJ) largou cinco minutos atrás do resto da flotilha porque não ouviu o tiro de preparação e estava muito longe da raia. Mostrando muita habilidade, Leo deu um show, superou a flotilha quase inteira e já está na sexta posição!
14h49 - A flotilha pernambucana está indo bem nessa 8ª regata, com três representantes no top 10: o líder Avelar Loureiro Neto (CICP/PE), Mateus Pinheiro (CICP/PE) em 2º e Rafael Monteiro em 5º.
14h45 - Logo atrás estão: Mateus Pinheiro (CICP/PE) em 2º; Daniel Lombardi (CNC/RJ) em 3º; João Teodoro de Paula (CNB/DF) em 4º; Rafael Monteiro (CICP/PE) em 5º; Nicolas Garcia (YCSA/SP) em 6º; Eric Belda (CCSP/SP) em 7º; Manuela Pedreira (YCB/BA) em 8º; Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) em 9º; e Victor Greenhalgh (ICB/DF) em 10º.
14h43 - Montagem da primeira bóia! O pernambucano Avelar Loureiro Neto (CICP/PE) está na liderança!
14h35 - O vento estabilizou em 5 nós, com algumas rajadas de 7 nós enquanto os meninos fazem a perna de contravento.
14h30 - Largou a 8ª regata!
14h25 - A comissão de regata começou o procedimento para a largada da 8ª regata. Faltam 5 minutos para a largada!
14h21 - Você sabia que a Regata Salvador-Ilhéus é a única regata 100% oceânica disputada no estado da Bahia por veleiros de oceano? Descubra mais sobre esta histórica regata lendo o "Guia da Regata Salvador-Ilhéus"!
14h19 - O vento está praticamente "zerado". Os velejadores estão quase boiando no balançar das ondas.
14h10 - Confira a súmula atualizada até a 7ª regata clicando aqui.
14h05 - O vento "morreu" e a comissão de regata está mudando a raia.
13h56 - O tempo em Salvador continua nublado, depois da chuva que caiu pela manhã. O mar está calmo e o vento está fraco.
13h40 - Três velejadores queimaram a largada e foram desclassificados, pois a largada foi dada com bandeira preta: foram Mateus Pinheiro (CICP/PE), Victor Greenhalgh (ICB/DF) e Avelar Loureiro Neto (CICP/PE).
13h37 - É a segunda vitória do carioca Leonardo Lombardi (CNC/RJ). Ele está empatado em número de vitórias com seu irmão, Daniel Lombardi (CNC/RJ) e com Rodrigo Fasolo (CDJ/RS). Nícolas Garcia (YCSA/SP) tem uma vitória no campeonato.
13h33 - Confira o resultado preliminar até o 11º lugar: Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 1º; Nícolas Garcia (YCSA/SP) em 2º; Luis Felipe Abreu (ICRJ/RJ) em 3º; Rafael Monteiro (CICP/PE) em 4º; Martin Lowy (YCSA/SP) em 5º; Juliana Duque (YCB/BA) em 6º; Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 7º; Matheus Seixas (YCB/BA) em 8º; Felipe Rondina (ICB/DF) em 9º; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 10º; e Kim Vidal (YCB/BA) em 11º.
13h29 - Confira a súmula completa da 6ª regata clicando aqui.
13h27 - Nícolas Garcia (YCSA/SP) continua num ótimo dia e fica em segundo; Victor Greenhalgh (AABB/DF) termina na terceira colocação.
13h25 - Leonardo Lombardi (CNC/RJ) vence a 7ª regata!
13h12 - Os líderes já passaram no gate de popa! Leonardo Lombardi (CNC/RJ) fez a bóia em primeiro e abriu distância; Nícolas Garcia (YCSA/SP) caiu para segundo e o brasiliense Victor Greenhalgh (ICB/DF) pulou para terceiro.
13h05 - Em instantes será divulgada a súmula da sexta regata.
13h04 - Tudo igual no través. Juliana Duque (YCB/BA) lidera no feminino e está brigando pela sexta posição geral com Rafael Monteiro (CICP/PE)
13h00 - Continuando com a colocação no contravento: Victor Greenhalgh (AABB/DF) em quarto, Daniel Lombardi (CNC/RJ) em quinto, Rafael Monteiro (CICP/PE) em sexto, Juliana Duque (YCB/BA) em sétimo, Luiza Peiter (ICRJ/RJ) em oitavo, Luis Felipe Abreu (CNC/RJ) em nono e Martin Lowy (YCSA/SP) em décimo.
12h59 - Os primeiros colocados acabaram de passar pela bóia de contravento! Nícolas Garcia (YCSA/SP) lidera, com Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em segundo e Avelar Loureiro Neto (CICP/PE) em terceiro.
12h55 - Neste momento, os velejadores estão fazendo a perna de contravento, no início da 7ª regata.
12h53 - Para você que chegou agora, acabou de acontecer a 6ª regata da série, vencida por Nícolas Garcia (YCSA/SP), com Felipe Areias (ICB/DF) em segundo e Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em terceiro.
12h50 - Boa tarde a todos os pais, amigos e entusiastas dos pequenos velejadores de Optimist! A partir de agora, a transmissão do 3º dia da regata será aqui no Blog.
10h30 - A transmissão do Blog da FENEB hoje começará às 12h15. Até este horário, você poderá acompanhar a regata no site do Yacht Clube da Bahia.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cariocas vencem 3 das 4 regatas de hoje; Ju Duque lidera no feminino

O segundo dia do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist foi extremamente competitivo, com disputas acirradas pelas primeiras colocações e melhores condições de vento na raia montada na Baía de Todos os Santos. Destaque para a flotilha carioca, que levou três das quatro regatas disputadas hoje e ocupa o primeiro lugar geral com Daniel Lombardi (CNC/RJ, na 1ª foto).
Depois da falta de vento ontem, a Comissão de Regata decidiu antecipar o horário de largada de 13h00 para 11h00. "A maré ainda não tinha começado a encher, foi bem melhor do que ontem. Apesar da raia ser difícil, os velejadores apresentaram um bom nível técnico," afirmou Pedro Paulo Petersen, presidente da FEVERJ e membro da CR. A primeira regata de hoje teve ventos de 6 a 8 nós e a "dobradinha" carioca, com Daniel Lombardi (CNC/RJ) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) nas duas primeiras posições. Logo atrás veio uma dupla do Cerrado: Fellipe Areias (ICB/DF) ficou com o terceiro lugar e Felipe Rondina (ICB/DF) chegou na quarta colocação.
Na segunda regata, só deu Rodrigo Fasolo (CDJ/RS)! Na bóia de contravento, ele foi o único a passar "limpo", na primeira posição. Logo atrás, o pelotão que vinha por bombordo encontrou com o grupo que chegava por boreste em cima da marca. Desse pelotão, Felipe Rondina (ICB/DF) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) abriram uma pequena distância e disputaram o segundo lugar até a linha de chegada, que acabou ficando com o carioca. A flotilha feminina teve um grande destaque nessa regata, com Éricka Cristina de Abreu (CNC/RJ) conquistando o 4º lugar na classificação geral, a atual Campeã Norte/Nordeste Juliana Duque (YCB/BA) garantindo a 6º colocação geral, a Campeã Norte-Americana Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) chegando na 8ª posição geral e Daniela Harfush (YCB/BA) ficando com o 13º lugar geral.
A terceira regata teve outra "dobradinha" carioca, com os irmãos Leonardo e Daniel Lombardi (CNC/RJ) travando uma grande disputa na última perna, que acabou com a vitória de Leonardo. Porém, Daniel não se deixou abater por ter perdido a vitória para o irmão, e conquistou a vitória na quarta e última regata do dia, liderando de ponta a ponta! A flotilha brasiliense também deu um show de técnica, com três velejadores do Cerrado nas 10 primeiras colocações: Felipe Rondina (ICB/DF) ficou em 2º, Fellipe Areias (ICB/DF) em 4º e Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 8º.
A flotilha do Distrito Federal é a maior na competição, com 18 participantes, e veio com muita vontade para este campeonato: "O campeonato tá sendo bom. Vamos tentar manter uma média e pegar experiência para o Campeonato Brasileiro de 2010," disse Fellipe Areias (ICB/DF), que ocupa o 5º lugar no acumulado das 5 primeiras regatas. "Na terceira regata eu não tive muita sorte, tirei um 21º lugar, mas a minha expectativa para os próximos dois dias é ficar entre os três melhores no campeonato e aprender a raia para o Brasileiro de 2010," afirmou o 3º colocado geral Felipe Rondina (ICB/DF).
Com 5 regatas realizadas e nenhum descarte, o líder da tabela é Daniel Lombardi (CNC/RJ), com 13 pontos; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) é o segundo com 19 pontos e Felipe Rondina (ICB/DF) é o terceiro com 32 pontos. Dentre os baianos, o melhor colocado é Matheus Seixas (YCB/BA), que ocupa a nona posição com 71 pontos.
No feminino, destaque para a atual Campeã Norte/Nordeste, Juliana Duque (YCB/BA). A baiana é a líder, com 80 pontos; a Campeã Norte-Americana Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) é a segunda, com 87 pontos, e está empatada com Luiza Peiter (ICRJ/RJ), a terceira colocada.
Amanhã a largada também está prevista para as 11h00, com a cobertura ao vivo disponível no site do Yacht Clube da Bahia (www.icb.com.br) e, a partir das 12h15, no Blog da FENEB (http://feneb.blogspot.com), onde você também pode conferir as últimas notícias do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist.
-----
UPDATE!! - Confira o vídeo exclusivo do Blog da FENEB com os comentários dos competidores e de Pedro Paulo Petersen, presidente da FEVERJ e membro da comissão de regata, sobre o 2º dia de regatas.


fotos: Maurício Cunha (1ª e 2ª fotos) e Mauricinho Mascarenhas (3ª foto).

AO VIVO: 2º dia do N/NE de Optimist

Acompanhe ao vivo a transmissão exclusiva do Blog da FENEB do segundo dia de competição no 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, diretamente do Yacht Clube da Bahia! Pressione F5 para atualizar as últimas notícias!
16h21 - Confira a súmula completa clicando aqui.
16h00 - A transmissão do Blog da FENEB fica por aqui. Ainda hoje, confira a súmula completa, o vídeo com o comentário dos velejadores e o release oficial da regata no Blog. Muito obrigado a todos os espectadores! Não esqueça de fazer seu comentário e mandar um e-mail para blog.feneb@gmail.com com sugestões e opiniões! Amanhã tem mais!!
15h55 - Em instantes, será divulgada a súmula completa do 2º dia de competição.
15h52 - Continuando com o resultado preliminar: Fellipe Areias (ICB/DF) em 4º; Rafael Monteiro (CICP/PE) em 5º; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 6º; Eric Belda (CCSP/SP) em 7º; Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 8º; Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 9º; e Juliana Duque (YCB/BA) em 10º.
15h50 - Felipe Rondina (ICB/DF) conquista o 2º lugar, com Martin Lowy (YCSA/SP) em 3º.
15h47 - Daniel Lombardi (CNC/RJ) vence a 5ª regata, liderando de ponta a ponta!
15h42 - A súmula oficial, atualizada até a 4ª regata, já está disponível! Clique aqui para vê-la.
15h40 - Continuando com a passagem do gate: Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 6º; Rafael Monteiro (CICP/PE) em 7º; Juliana Duque (YCB/BA) em 8º; Eric Belda (CCSP/SP) em 9º e Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 10º.
15h38 - O carioca Daniel Lombardi (CNC/RJ) continua liderando na passagem do gate; Felipe Rondina (ICB/DF) em 2º; Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 3º; Martin Lowy (YCSA/SP) em 4º; Fellipe Areias (ICB/DF) em 5º.
15h34 - Felipe Rondina (ICB/DF) passa Victor Greenhalgh (AABB/DF) e assume a vice-liderança.
15h32 - Na primeira bóia de través, Daniel Lombardi (CNC/RJ) mantém a liderança.
15h27 - Daniel Lombardi (CNC/RJ) faz a bóia de contravento em primeiro, com Victor Greenhalgh (AABB/DF) em segundo e Felipe Rondina (ICB/DF) em terceiro.
15h08 - Os velejadores largaram para a 5ª regata!
15h04 - O procedimento de largada para a 5ª regata está para começar.
14h46 - O vento aumentou um pouco, para cerca de 12 nós. Haverá mais uma regata hoje.
14h43 - O baiano André Mata Virgem (YCB/BA) ficou em 1º na Categoria Estreante.
14h38 - Logo atrás ficaram: Daniel Lombardi (CNC/RJ) em 2º; Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 3º; Martin Lowy (YCSA/SP) em 4º; Matheus Seixas (YCB/BA) foi o melhor baiano, em 5º; Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) em 6º; Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 7º; Kim Vidal (YCB/BA) em 8º; Bruno Menezes (YCB/BA) em 9º; e Matheus Steytler (ICB/DF) em 10º.
14h35 - Leonardo Lombardi (CNC/RJ) venceu a 4ª regata!
14h32 - A disputa na última perna é entre os dois irmãos Lombardi! Leonardo passou Daniel (CNC/RJ) e os dois estão bem próximos de chegar.
14h22 - Os irmãos Daniel e Leonardo Lombardi (CNC/RJ) fazem a dobradinha no gate; logo atrás, estão Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) e Victor Greenhalgh (AABB/DF).
14h18 - As cinco primeiras posições continuam iguais na bóia de través. O melhor colocado dentre os baianos é Bruno Menezes (YCB/BA), na 6ª posição.
14h13 - Logo em seguida estão: Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 2º; Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) em 3º; Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 4º; e Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 5º.
14h10 - Na passagem da primeira bóia, o carioca Daniel Lombardi (CNC/RJ) assume a liderança!
13h57 - Ninguém escapou nessa 4ª regata, que contou com a bandeira preta como sinal de atenção. O pernambucano Mateus Pinheiro (CICP/PE) lidera com uma pequena vantagem sobre os outros velejadores.
13h53 - Recomeçou o procedimento, faltam quatro minutos para largar.
13h50 - Procedimento anulado, Chamada Geral levantada!
13h48 - Foi dado o tiro de 4 minutos para a 4ª regata!
13h47 - O céu de Salvador continua limpo, com bastante sol. Vento de aproximadamente 10 nós, com mar liso.
13h20 - Confira o resultado preliminar até a 10ª posição: Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) em 1º; Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) em 2º; Felipe Rondina (ICB/DF) em 3º; Éricka Cristina de Abreu (CNC/RJ) em 4º; Daniel Lombardi (CNC/RJ) em 5º; Juliana Duque (YCB/BA) em 6º; Claudia Mazzaferro (YCSA/SP) em 7º; Victor Greenhalgh (AABB/DF) em 8º; Flávio da Costa Neto (ICSC/SC) em 9º; e Matheus Seixas (YCB/BA) em 10º.
13h16 - O segundo colocado foi Rodrigo Luz (ICRJ/RJ), com o brasiliense Felipe Rondina (ICB/DF) em terceiro. A 1ª menina a chegar e quarta colocada no geral foi Éricka Cristina de Abreu (CNC/RJ), com o seu colega de clube Daniel Lombardi (CNC/RJ) em quinto. A atual Campeã Norte/Nordeste Juliana Duque (YCB/BA) ficou com o 2º lugar feminino e sexto lugar na classificação geral. É isso aí, Juju!!
13h12 - Os quatro primeiros colocados acabaram de chegar! Pela segunda vez, Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) chega na primeira posição, para alegria dos gaúchos presentes no Yacht Clube da Bahia.
13h02 - Quase como numa reprise da regata de ontem, o gaúcho Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) dispara na frente e faz o gate. Logo atrás, Felipe Rondina (ICB/DF) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ) disputam a segunda posição.
12h59 - Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) está conseguindo se recuperar depois do 9º lugar na primeira regata de hoje e segue na ponta.
12h57 - Confusão na montagem da primeira bóia de contravento! Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) contou com a ajuda do vento e conseguiu montar a bóia em primeiro. O pelotão que vinha logo atrás encontrou com o grupo que vinha no outro bordo em cima da bóia, que resultou em vários pedidos de água e protestos. Ao final da regata, saberemos se os protestos serão mantidos.
12h43 - Uma linda largada, com os pequenos veleiros formando uma linha quase perfeita, em busca do melhor posicionamento!
12h38 - Pra você que está chegando agora: Na primeira regata, dobradinha carioca com Daniel Lombardi (CNC/RJ) e Rodrigo Luz (ICRJ/RJ), e Mateus Pinheiro (CICP/PE) em terceiro.
12h36 - Últimas informações direto da raia: Foi dado o sinal de 4 minutos para a segunda largada.
12h33 - Boa tarde a todos os pais e entusiastas da classe Optimist! Vamos continuar com a transmissão ao vivo do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist aqui, no Blog da FENEB.
10h30 - A transmissão do Blog da FENEB hoje começará às 12h50. Até este horário, você poderá acompanhar a regata no site do Yacht Clube da Bahia.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fasolo voa e ganha 1ª regata do N/NE; Baiano vence na classe estreante

No primeiro dia do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, o vento de apenas 5 nós e a forte correnteza da maré permitiram apenas a realização de uma regata na raia do Banco da Panela, na Baía de Todos os Santos. Mesmo assim, os pequenos velejadores mostraram muita técnica e habilidade, mesmo com pouco vento.
O vencedor da regata foi Rodrigo Fasolo (CDJ/RS, na foto), que abriu uma larga dianteira após a segunda bóia e garantiu a vitória: "Ele pegou as primeiras rondadas bem, foi na frente e ganhou a regata disparado," relatou o baiano e atual Campeão Norte/Nordeste Kim Vidal. Felipe Rondina (ICB/DF) ficou com o segundo lugar: "Eu larguei mal, mas consegui fazer uma corrida de recuperação e cheguei em segundo." Logo atrás do brasiliense Rondina, Eric Belda (CCSP/SP) conquistou a terceira posição.
Dentre os baianos, o destaque foi o estreante Leonardo Santos (YCB), que não se deixou intimidar e competiu de igual para igual com os veteranos: "Foi bem difícil. O vento rondou muito, mas graças a Deus consegui tocar o barco bem e ganhar o 1º lugar na categoria 'estreante'." Na categoria dos veteranos, Matheus Seixas (YCB) foi o melhor baiano, conquistando o sétimo lugar; Kim Vidal (YCB) e Juliana Duque (YCB), atuais Campeões Norte/Nordeste, foram bastante prejudicados pela maré de enchente, ficando em 19º e 31ª, respectivamente. Confira a súmula completa clicando aqui.
Logo após a chegada dos competidores em terra, a Comissão de Regata decidiu antecipar o início das regatas de amanhã para as 11h00, em busca de melhores condições de vento. Confira as últimas notícias do 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist no site do Yacht Clube da Bahia (www.icb.com.br) e no Blog da FENEB (http://feneb.blogspot.com/).
Confira também o vídeo exclusivo com os comentários dos velejadores Felipe Rondina (ICB/DF), Leonardo Santos e Kim Vidal (YCB/BA) sobre este 1º dia de regata!




foto: Mauricinho Mascarenhas

AO VIVO: 1º dia do N/NE de Optimist

Acompanhe ao vivo a transmissão exclusiva do Blog da FENEB do primeiro dia de competição no 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist, diretamente do Yacht Clube da Bahia! Pressione F5 para atualizar as últimas notícias!
16h25 - Você gostou da transmissão de hoje? Mande sua opinião para blog.feneb@gmail.com e participe! O Blog da FENEB agradece a todos os espectadores que estiveram conosco hoje! As regatas amanhã estão programadas para as 13h00.
16h23 - A Comissão de Regata anunciou que não haverá mais regatas por hoje devido à falta de vento. Em instantes, os velejadores estarão voltando para o Yacht Clube da Bahia.
16h13 - A súmula oficial da 1ª regata já foi divulgada. Clique aqui para acessá-la.
16h10 - O vento ronda novamente e a CR muda a raia.
16h03 - A RECON foi içada novamente; a comissão de regata está movendo a raia para o centro da Baía de Todos os Santos devido à falta de vento.
15h43 - O procedimento de largada recomeçou; faltam 4 minutos para a 2ª largada.
15h42 - A RECON subiu; largada adiada.
15h37 - Foi dado o tiro de 4 minutos para a segunda largada.
15h31 - A comissão de regata registrou um protesto durante a regata; Pedro Payne protestou Avelar Loureiro Neto.
15h16 - Dentro de instantes, a súmula oficial da 1ª regata estará disponível.
15h14 - Continuando com a classificação preliminar: Daniel Lombardi (CNC/RJ) em 4º, Leonardo Lombardi (CNC/RJ) em 5º, Martin Lowy (YCSA/SP) em 6º, Matheus Seixas (YCB/BA) em 7º, Rafael Monteiro (CICP/PE) em 8º, João Teodoro de Paula (CNB/DF) em 9º e Luiza Peiter (ICRJ/RJ) em 10º. Leonardo Santos (YCB/BA) foi o 1º dos estreantes.
15h04 - Felipe Rondina (ICB/DF) passou Eric Belda (CC/SP) e ficou com a segunda posição! O paulista Belda ficou em terceiro.
15h00 - Com grande folga, Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) vence a primeira regata! Eric Belda (CC/SP) e Felipe Rondina (ICB/DF) continuam na segunda e terceira posições, respectivamente.
14h44 - O estreante Leonardo Santos (YCB/BA) é o melhor colocado entre os baianos, estando na 7ª posição; logo atrás está outro baiano, Matheus Seixas (YCB/BA).
14h42 - Rodrigo Fasolo (CDJ/RS) abre uma grande diferença para os adversários já fez a bóia de popa. No feminino, Luiza Peiter (ICRJ) mantém a liderança na bóia de través, seguida por Julia Martins (CDJ/RS) e Claudia Mazzaferro (YCSA/SP).
14h35 - O pelotão da liderança, com Rodrigo Fasolo (CDJ/RS), Eric Belda (CC/SP) e Felipe Rondina (ICB/DF) acabou de montar a 1ª bóia e está bem na frente do segundo pelotão. Entre as meninas, Luiza Peiter (ICRJ) é a primeira colocada.
14h16 - A flotilha está bem espalhada pela raia do Banco da Panela, com alguns optando pelo bordo de boreste e outros pelo de bombordo; o vento enfraqueceu um pouco e os meninos estão tendo um pouco de dificuldade para vencer a maré enchente.
14h13 - Em Salvador, o céu está ensolarado, com ótimas condições para se velejar.
14h07 - Foi dada a largada da primeira regata!
14h06 - Falta um minuto para largada, os velejadores irão largar no contravento.
13h50 - O vento entrou de leste e a comissão de regata está mudando a raia.
13h30 - A comissão de regata deu a primeira largada, mas a regata foi cancelada devido à falta de vento e à forte corrente enchente.
13h09 - A maior flotilha presente no N/NE de Optimist é a do Distrito Federal, com 16 membros, seguida pela flotilha baiana, com 12 membros, e pela flotilha do Rio de Janeiro, com 11 membros.
13h01 - A comissão de regata está montando a raia, enquanto os velejadores estão fazendo as últimas regulagens.
12h56 - São 54 velejadores inscritos na competição; dentre estes, 43 são veteranos e 11 competem na categoria "estreantes"
12h49 - Os velejadores já estão na raia do Banco da Panela, se preparando para a largada.
10h30 - A cerimônia de abertura está prestes a começar. As regatas de hoje estão programadas para começar às 13h00.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Técnicos campeões brasileiros falam sobre suas equipes de Optimist

Durante esta semana, será disputado no Yacht Clube da Bahia o 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist. Nesta edição, as estrelas do campeonato serão apenas os velejadores nascidos entre 1994 e 2002. Mas, antes mesmo dos atuais competidores terem nascido, Mário Urban e Rodrigo Amado já tinham seus nomes escritos na história da vela nacional e mundial da classe Optimist. O baiano Maru, representando o Yacht Clube da Bahia, tem no seu hall de conquistas três campeonatos Norte/Nordeste (1991/1992/1993) e o Campeonato Brasileiro de 1993 nas águas do Rio de Janeiro. Já o carioca Rodrigo, representando o Clube Naval Charitas de Niterói, é bicampeão brasileiro (1990 e 1991) e também participou de 5 mundiais, conquistando a 11ª posição em 1991. Hoje, ambos são treinadores das equipes dos seus clubes e são grandes amigos desde a época que velejavam na "divisão de base" da vela esportiva.
Na área social do Yacht, Maru e Rodrigo responderam às perguntas do FENEB Entrevista, depois de um longo dia de treinamento com as suas equipes. Confira as entrevistas na íntegra:

Blog da FENEB: No início da década de 90, a Bahia ganhou diversos títulos regionais e nacionais de vela graças a uma geração de grandes atletas como você, Mateus Tavares, Felipe Cunha e Yuri Smarcevski. Agora, você é o treinador de uma equipe que, como a sua, é considerada a grande esperança para o futuro da vela baiana. Quais são as semelhanças entre a sua geração e a geração de hoje?
Mário Urban: Os meninos que estão velejando hoje demonstram pra gente que têm vontade de aprender, de andar na frente e de querer ser melhor a cada dia. Estão demonstrando que querem ser campeões brasileiros, que querem participar de campeonatos sul-americanos, mundiais... Eles têm vontade e interesse de melhorar e, a cada dia, conquistar melhores colocações em campeonatos.
Blog: De todos os títulos que você conquistou, qual foi o mais marcante?
Maru: O Brasileiro de Optimist de 1993. Foi o título mais importante que conquistei, além de ter sido o primeiro título brasileiro geral conquistado por um baiano. Lá no campeonato estavam meus pais e todos os competidores baianos torcendo... Foi muito bom ter a presença de todos naquela conquista.

Blog: Kim Vidal e Juliana Duque irão defender o título de Campeões Norte-Nordeste de Optimist na Baía de Todos os Santos. Qual a maior vantagem de competir em casa?
Maru: Acredito que a maior vantagem está nas situações com correnteza, que os meninos daqui já estão acostumados a lidar. Eles estão acostumados também a velejar com as ondas daqui, tocar o barco, descer onda, puxar na hora certa... tudo que é mais específico da raia daqui eles sabem e estão com vantagem. Por exemplo, em Brasília não tem onda nem correnteza, e dá pra ver que o pessoal fica meio perdido, sem saber como compensar no tempo certo... Sem contar que uma boa parte dos velejadores de fora não estão acostumados a velejar com onda.
Blog: No seu ponto de vista, como está a Bahia hoje no cenário nacional?
Maru: Na classe Optimist, a gente está numa fase de crescimento. Estamos usando este campeonato para testar e medir o quanto os meninos evoluíram de janeiro pra cá. Nossa expectativa é colocar pelo menos 4 deles entre os 20 primeiros do Campeonato Brasileiro 2010. Já na vela como um todo, estamos muito bem na classe Snipe, que tem grandes atletas participando. Porém, nas outras classes, inclusive vela de oceano, a gente precisa que o pessoal se anime mais e procure correr mais regatas e também treinar mais. A galera precisa aprender a apreciar uma saída no fim de semana pra treinar, porque é isso que faz manter o nível lá em cima.

Blog: De que forma a sua experiência em competições nacionais e internacionais estão contribuindo com a FENEB?
Maru: A FENEB hoje tem pessoas que têm interesse em levantar a vela na Bahia. Além disso, estou cooperando no que diz respeito à organização de campeonatos, como nas instruções de regata e formato das competições. Também estamos procurando promover treinamentos para melhorar o nível de competição, tanto de profissionais (comissões de regata e protesto) como também dos velejadores.

Blog: Você esteve presente na Rolex Ilhabela Sailing Week a bordo do Maria Preta (Benetéau First 47.7) este ano. Qual a principal diferença entre as raias de São Paulo e a raia baiana?
Maru: As condições de vento de Ilhabela são completamente diferentes das situações daqui. Nós temos um vento mais constante, que praticamente só muda de intensidade. Lá os ventos variam muito em termos de rondada, como numa regata de percurso que [o vento] rondou 180º. A tripulação tem que estar mais preparada pra essas alterações de vento pra não perder desempenho em relação aos concorrentes.


Blog da FENEB: E para você, Rodrigo, qual a maior diferença entre a vela carioca e a vela baiana?
Rodrigo Amado: A maior diferença é que existem muito mais clubes no Rio de Janeiro e também mais regatas. Só em Niterói [sede do Charitas] temos cinco clubes com flotilha de Optimist, sem contar com os da capital. Além disso, todo fim de semana tem regata, enquanto que na Bahia se tem menos eventos e velejadores. Por causa disso, os clubes lá têm uma estrutura muito maior.
Blog: E as condições de vento, corrente e ondas?
Rodrigo: Aqui na Bahia tem muita correnteza e um pouco mais de onda. Sem contar que a média de vento daqui é maior do que a do Rio, mesmo no inverno.
Blog: Como está a equipe do Charitas?
Rodrigo: Nossa equipe está passando por um processo de renovação, com uma garotada nova chegando. A maioria dos nossos veteranos teve bons resultados, estando entre os top 5 do país, mas agora eles estão fazendo 15 anos e estão partindo para o Laser. Trouxemos para cá 4 meninos que, apesar de estarem velejando há pouco tempo, estão começando a andar na frente. Eles são os "donos" dos Optimists rosa (risos), todo mundo já sabe que eles são do Charitas!
fotos: Mauricinho Mascarenhas

domingo, 19 de julho de 2009

Clima de expectativa pelo N/NE de Optimist

O Yacht Clube da Bahia "respira" Optimist desde a última semana. O 36º Campeonato Norte e Nordeste que terá início na próxima segunda feira (20/07) será a maior e mais técnica entre as últimas edições do evento. Cinquenta e quatro velejadores da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul já confirmaram presença e a maioria deles já se encontra em Salvador aproveitando os dias que antecedem o campeonato para treinos de reconhecimento da raia.
O 36º Campeonato Norte e Nordeste da Classe Optimist acontecerá entre os dias 20 e 25 de julho. Os dois primeiros dias são reservados para inscrições e pesagem dos barcos. As regatas terão início no dia 22, quarta feira, e terminam no dia 25, quando também acontecerá a cerimônia de encerramento e entrega de prêmios. Estão programadas doze regatas no total, sendo três a cada dia, realizadas sempre na raia do Banco da Panela, nas imediações da Avenida do Contorno.
Atualmente a Bahia detém os títulos de Campeão Norte e Nordeste geral, conquistado pelo velejador Kim Vidal (na 1ª foto) e feminino, conquistado por Juliana Duque (na 2ª foto) em Pernambuco no ano de 2008. Em 2009, os atletas baianos seguem confiantes, tendo pela frente, no entanto, um campeonato com um nível muito mais elevado do que o de 2008, já que vários dos principais nomes da classe no país participarão do N/NE. Entre eles pode-se citar a velejadora paulista Cláudia Mazzaferro, atual campeã Norte Americana da Classe Optimist e os brasilienses Ricardo Paranhos e Felipe Rondina, que estão entre os cinco brasileiros classificados para o próximo mundial e já se encontram treinando em Salvador. "Para os nossos velejadores a presença dos melhores atletas do país neste campeonato é fundamental. Estamos visando o desenvolvimento técnico da nossa equipe e esse intercâmbio é indispensável," avalia Alan Castro, Diretor de Vela do Yacht Clube da Bahia.
Acompanhe o 36º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist em tempo real com o Blog da FENEB e fique por dentro das últimas notícias também no site do Yacht Clube da Bahia.
release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br / fotos: Mauricinho Mascarenhas

sábado, 18 de julho de 2009

ISAF oficializa desafio de pretendente à America's Cup

Está confirmado! A ISAF, através do seu site oficial, informou que tudo está pronto para que 33ª edição do mais antigo troféu de vela do mundo, a America's Cup, aconteça de acordo com a "Deed of Gift" (Escritura de Entrega), que diz as condições nas quais a taça deve ser disputada. O clube que desafiará a suíça Société Nautique de Genève será o americano Golden Gate Yacht Club de San Francisco.
De acordo com a notícia, divulgada ontem, "a ISAF, instituição que regula o esporte mundialmente, e a Société Nautique de Genève, curadora e detentora da America's Cup, estão contentes em anunciar que a 33ª America's Cup será conduzida sob o que está previsto nas regras da SNG, nas regras de regatas e regulamentos da ISAF, como requerido na 'Deed of Gift'."
A grande novidade desta edição será o tipo de embarcação utilizado: a SNG, na condição de detentora da taça, estipulou que os tradicionais monocascos darão lugar aos ferozes 90x90 multihulls, trimarãs com 90 pés de comprimento e 90 pés de boca. Dê uma conferida nas fotos da construção do Alinghi 5, que irá defender o título, e do desafiante americano BMW Oracle Racing 90, que já está pronto desde o ano passado.
Ainda não foi decidida a data da competição, mas estipula-se que seja entre fevereiro e maio de 2010. Acompanhe com o Blog da FENEB todas as notícias sobre a disputa da 33ª America's Cup!




fonte: ISAF - www.sailing.org / foto do Alinghi: Carlo Borlenghi - Alinghi/ foto do BMW Oracle: Paul Todd - outsideimages.co.nz / logo do Alinghi: Wikipédia

Brasil tem ótimo desempenho no Mundial de Vela Jovem

Aconteceu de tudo no Campeonato Mundial de Vela Jovem deste ano em Búzios: muito vento e velozes planadas em alguns dias, regatas canceladas por falta de brisas em outros... E ainda, no fim das contas, sete países diferentes levaram os sete títulos mundiais de vela jovem! Destaque para Martine Grael e Kahena Kunze (na foto), que levaram o caneco da classe 420 feminino por antecipação e fizeram a alegria da torcida brasileira.
Renato Amaral, na classe de windsurf RS:X, conseguiu a medalha de bronze no geral, e ajudou a alavancar a classificação final do Brasil tanto no Troféu Volvo quanto no quadro de medalhas: no primeiro, que leva em conta as classificações em cada regata, a equipe brasileira conquistou o quarto lugar, atrás apenas da campeã França, da vice Grã-Bretanha e da terceira Itália.
Já no quadro de medalhas, a tripulação verde-amarela ficou na terceira posição empatada com Singapura, com uma medalha de ouro (das meninas do 420) e uma medalha de bronze (do windsurf RS:X masculino). Na nossa frente, apenas a França, que levou o maior número de medalhas (5 no total; 1 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze) e a Grã-Bretanha, que faturou 1 medalha de ouro e 1 de prata.
fonte e fotos: Volvo Youth ISAF Sailing World Championship - www.isafyouthworlds.com

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Comodoro reeleito do YCB é empossado

Na noite de hoje, o Yacht Clube da Bahia realizou a solenidade de posse da nova diretoria e do comodoro Marcelo Kruschewsky (ao centro), que foi reeleito para mais dois anos de mandato. Também foi apresentado ao público presente o projeto "Yacht 75 anos", uma série de eventos comemorativos aos três quartos de século de história do clube e que terá seu ponto culminante no mês de maio do ano que vem, com a Regata de Aniversário do Yacht Clube da Bahia.
No seu discurso, o comodoro Kruschewsky ressaltou a "importância do atual momento vivido pelo clube" e também ressaltou os desafios vencidos no primeiro mandato: "Nossa jornada foi marcada por momentos da maior importância para o futuro da nossa instituição, não sendo exagero nomeá-los como os mais sérios já enfrentados pela nossa comunidade. Momentos estes que enfrentamos com muita lucidez e com a certeza de que nossas ações em defesa dos interesses do clube foram as mais acertadas."
A FENEB esteve presente nesta importante solenidade do YCB, representada pelo seu presidente, Arnaldo Pimenta (à direita) e pelo seu vice-presidente, Maurício Mascarenhas (à esquerda).

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Parceria entre FENEB e YCB traz até o internauta o Campeonato N/NE de Optimist

O Blog da FENEB e o Yacht Clube da Bahia proporcionarão aos pais e amigos dos competidores a cobertura exclusiva do 36º Campeonato Norte-Nordeste de Optimist, que acontecerá de 20 a 25 de julho nas águas da Baía de Todos os Santos.
Essa parceria proporcionará ao internauta uma cobertura on-line do Campeonato, onde poderá acompanhar ao vivo a transmissão das regatas desde a largada até a montagem das bóias e chegada.
Veja a programação dos eventos e acompanhe o melhor do 36º Campeonato Norte-Nordeste de Optimist com a gente!


22/07 – 4ª feira
10h30 - Cerimônia de Abertura
13h00 - Regatas
23/07 – 5ª feira
13h00 - Regatas
24/07 – 6ª feira
13h00 - Regatas
25/07 – Sábado
13h00 - Regatas

obs: horário de Brasília (UTC -3)
Acompanhe também as últimas notícias no site do Yacht Clube da Bahia (www.icb.com.br).

ICAP Leopard confirmado na Rolex Fastnet Race

Um dos sinais do sucesso na organização de uma regata é quando se atinge o limite máximo de inscrições. E quando esta regata já acontece há mais de 80 anos, este sucesso ganha dimensões ainda maiores! No dia 9 de agosto será dada a largada da Rolex Fastnet Race, que sai do porto onde "nasceu" a vela (Ilha de Wight), dá a volta na rocha de Fastnet, que fica no litoral da Irlanda, e termina no porto de Plymouth, no sudoeste da Inglaterra. São 607 milhas, num percurso altamente estratégico, sujeito a frequentes mudanças de ventos e correntes.
Um dos competidores na classe IRC é bem conhecido do público baiano... O atual recordista da travessia do Atlântico Sul e também dono do Troféu De Beers, o veleiro britânico ICAP Leopard, vai participar da Rolex Fastnet Race visando também a quebra do recorde da competição. Veja de novo a chegada do ICAP Leopard quebrando o recorde da Heineken Cape to Bahia clicando aqui.
fonte e foto: release oficial do RegattaNews - www.regattanews.com e site oficial da Rolex Fastnet Race - http://fastnet.rorc.org

domingo, 12 de julho de 2009

Velejadora baiana recebe apoio do colégio para os seus desafios no esporte

Aos 13 anos de idade, a velejadora baiana Juliana Duque do Yacht Clube da Bahia vem se destacando como uma grande promessa da vela do estado. Determinada e dedicada aos treinos, Juliana conquistou em 2008 o título de Campeã Norte-Nordeste da Classe Optimist, na praia de Maria Farinha em Pernambuco, título inédito para a vela baiana, e que será defendido entre os dias 20 e 25 de julho de 2009 na Baía de Todos os Santos. O campeonato será realizado no Yacht Clube da Bahia, onde Juliana treina quatro dias por semana na equipe do clube sob o comando do técnico Mário Urban, Campeão Brasileiro de Optimist em 1993.
Além da rotina semanal de treino, Juliana tem participado dos principais campeonatos do país e de treinamentos fora do estado. Além do Norte e Nordeste, terá pela frente o Campeonato Sul Brasileiro em setembro em Porto Alegre, o Campeonato Baiano em outubro e o Campeonato Brasileiro em janeiro de 2010 em Salvador, no Yacht Clube da Bahia.
Seu desempenho e potencial esportivo motivou o Colégio Integral, onde estuda, a apoiar sua trajetória. A instituição possui um plano de apoio em diversas modalidades, visando incentivar a prática do esporte entre seus alunos. "Disciplina, respeito, trabalho em equipe, superação. São características como estas que marcam um atleta. Por isso, no Integral o esporte é usado como mais um instrumento de formação dos alunos, trazendo ganhos acadêmicos e humanos", justifica Daniela Drummond, Gestora do Departamento de Marketing do Colégio Integral.


release oficial do Yacht Clube da Bahia - www.icb.com.br

sábado, 11 de julho de 2009

Brasil começa com bons resultados no Campeonato Mundial de Vela Jovem

Começou hoje, na cidade de Búzios, o Volvo Youth ISAF World Sailing Championship (em português, o Campeonato Mundial Volvo da Vela Jovem), que reúne o futuro da vela de 59 países nas classes Laser Radial, 420, RS:X (windsurf) e Hobie 16. O Brasil teve bons desempenhos neste primeiro dia de competição, com duas regatas sendo realizadas.
Na classe 420, Felipe Haddad e Nicolas Castro estão na 18ª posição no masculino, com um 16º e um 21º lugares; no feminino, Martine Soffiati Grael, que tem como parceira Kahena Kunze, honrou o sangue de seu pai, Torben Grael, e conseguiu um 2º e um 7º lugares nas regatas de hoje, ocupando a 3ª posição no geral. Na classe Laser Radial, Steffano Mazzaferro alcançou um 2º e um 14º lugares, conseguindo a 5ª colocação no geral masculino; no feminino, Bethina Hofmann ficou no 31º e 24º lugares, alcançando a 30ª posição no geral.
Na classe de windsurf RS:X, Jorge Renato Silva conseguiu um 5º e um 4º lugares, obtendo o 5º lugar geral no masculino; Lélia Winckler ficou com um 12º e um 9º lugares, garantindo o 10º lugar geral no feminino. No Hobie 16, o Brasil está sendo representado por Diego Monteiro e Daniel Souto, que conseguiram um 8º lugar e não terminaram a segunda regata, ficando na 12ª posição geral.
Na disputa pelo Troféu Volvo, que define o país campeão da competição, a França largou na frente e, com 70 pontos, assume a liderança; em segundo está o Reino Unido, com 58 pontos; em terceiro está a Itália, com 48 pontos; o Brasil está empatado no quarto lugar com a Nova Zelândia, com 40 pontos. O Campeonato Mundial Volvo de Vela Jovem 2009 será disputado até o dia 18.
fonte e foto: Volvo Youth World ISAF Sailing Championship - www.isafyouthworlds.com